Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Ação no RioMar Recife promove conscientização sobre autismo com informações e entrega de cordão de identificação

Ação no RioMar Recife promove conscientização sobre autismo com informações e entrega de cordão de identificação

  • Saúde

No mês de abril, a cor azul ganha um significado especial. Este período é marcado pelo movimento global de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No dia 2 de abril, data oficial da campanha, a Clínica Mundos, em parceria com o RioMar Recife, realizará uma ação especial para sensibilizar a população sobre a causa e disseminar informações.

A ação, intitulada Abril do Autista, ocorrerá das 9h às 22h, em estande localizado no Piso Térreo, próximo à escada rolante da entrada principal do shopping. Durante todo o dia, os profissionais da clínica, especializada em atendimento terapêutico para neurodivergentes, distribuirão folders educativos sobre o autismo. Além disso, os especialistas estarão disponíveis para tirar dúvidas do público e fornecer orientação sobre a condição neurológica. Também serão entregues cordões de identificação para autistas, um recurso essencial para garantir mais segurança e compreensão no dia a dia dessas pessoas.

“Nossa intenção com o Abril do Autista é promover empatia, respeito e inclusão. O autismo ainda é rodeado de mitos e desinformação e conscientizar a sociedade é fundamental para podermos construir um mundo mais acolhedor para essas pessoas e suas famílias”, destaca Paula Chaves, psicóloga e coordenadora técnica da Clínica Mundos.

O cordão de identificação do autista é uma das ferramentas de apoio que mais contribuem para a inclusão e acessibilidade. Com ele, pessoas dentro do espectro podem ser reconhecidas mais facilmente em espaços públicos, garantindo acolhimento em situações adversas, como sobrecarga sensorial e dificuldades de interação. A Clínica Mundos e o RioMar Recife reforçam o convite para que todos participem do Abril do Autista e ajudem na construção de uma sociedade mais informada e inclusiva.

“Reconhecemos a importância desta iniciativa para ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um tema que merece atenção e cuidado. Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e o bem-estar deste público por meio de ações permanentes no nosso empreendimento”, destaca Henrique Medeiros, superintendente do RioMar Recife.

Além desta ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o RioMar Recife promove diversas iniciativas e disponibiliza serviços que tornam a experiência das pessoas com TEA mais confortável ao longo de todo o ano. O shopping oferece o empréstimo de abafadores de ruído, vagas exclusivas de estacionamento sinalizadas, espaços prioritários em mesas reservadas na Praça de Alimentação (Piso L3) e acesso a eventos culturais promovidos pelo centro de compras.

A Clínica Mundos

Espaço de acolhimento para tratamento multidisciplinar de neurodivergentes, a Mundos conta, hoje, com 450 profissionais nas suas clínicas do Recife (Ilha do Leite, Agamenon Magalhães e Boa Viagem) e de Caruaru, no Agreste. Já foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, psicopedagogos, fisioterapeutas, nutricionistas e musicoterapeutas. Com dois anos de atuação, a Clínica Mundos está expandindo por Pernambuco – agora chegando a Olinda, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina, ampliando o atendimento para mais de 3 mil vidas, contando com 700 colaboradores.

Números– A Rede Monitoramento de Deficiências no Desenvolvimento e Autismo (ADDM) é um programa americano de vigilância ativa, que fornece estimativas de prevalência do transtorno do espectro autista (TEA). Pesquisa realizada em 2020, e recentemente publicada pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), demonstra que uma em cada 36 crianças norte-americanas com até 8 anos de idade tem o diagnóstico. Nas últimas décadas, porém, a prevalência do autismo vem aumentando, de 1/150 crianças em 2000 para uma em cada 44 em 2018, e agora uma em cada 36, no ano de 2020. No Brasil, o autismo foi incluído no censo demográfico de 2020, por determinação da Lei n. 13.861, de 2019, por isso, os dados ainda são pouco monitorados e, portanto, com baixo índice de confiabilidade.

Serviço:

Abril do Autista

Data: 2 de abril

Local: RioMar Recife, próximo à escada rolante da entrada principal

Horário: 9h às 22h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *