O Réveillon 2025 do Jaboatão dos Guararapes terá várias atrações, com shows de artistas nacionais e locais, no período de 28 a 31 de dezembro. Uma grande estrutura está sendo preparada pela Prefeitura para atender a população, a exemplo de limpeza, trânsito, segurança, entre outros. Nos três primeiros dias, a festa acontece no polo de Candeias, próximo ao Sesc. Já a virada, no dia 31, acontecerá nos polos de Candeias e Jaboatão Centro, com shows e queima de fogos sem estampido. Confira os serviços:
Acessibilidade
As pessoas com deficiência (PCD’s) e autismo terão espaço acessível para curtir o Réveillon nos dois polos do Jaboatão dos Guararapes. Na orla de Candeias, o equipamento terá capacidade máxima para 60 pessoas, incluindo os acompanhantes. Já o espaço acessível que será montado em frente à Casa da Cultura, no Jaboatão Centro, terá limite de 30 pessoas, respeitando as recomendações e regras estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. Haverá também intérpretes de Libras durante as apresentações e equipe de apoio nos dois polos do Réveillon.
Segurança
A segurança dos locais do evento envolverá em torno de 1.800 profissionais. A Prefeitura do município, em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), montou um esquema reforçado para garantir tranquilidade ao público que irá curtir o Réveillon na orla de Candeias e no Jaboatão Centro. Mais de 800 Policiais Militares estarão fazendo a segurança nos quatro dias de festa no município, com apoio da Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito e de Transporte, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Também haverá em torno de mil pessoas fazendo a segurança privada.
Saúde
Serão instalados postos fixos com equipes médicas e ambulância, na orla de Candeias, no Jaboatão Centro e no Parque da Cidade, em Prazeres. Nos dias 28 e 29 de dezembro terá um posto fixo, na orla de Candeias, com equipe médica e apoio de uma ambulância . Nos dias 30 e 31 deste mês, duas equipes médicas e duas ambulâncias estarão de prontidão no posto fixo da orla de Candeias. No Jaboatão Centro, no dia 31, haverá um posto fixo com uma equipe médica e ambulância. No dia 1º de janeiro, no Parque da Cidade, em Prazeres, também terá um posto fixo com equipe médica e ambulância. Equipes da Vigilância Sanitária da Prefeitura estarão atuando nos dois polos do evento e no Parque da Cidade. Além disso, serão disponibilizados preservativos para a população nos postos fixos.
Objetos que não podem ser levados
Assim como nos anos anteriores, serão proibidas a instalação de toldos e colocação de mesas e cadeiras no trecho do evento da orla, bem como levar vasilhames de vidro e material perfurocortante.
Fiscalização e apoio
A fiscalização durante os eventos será feita pelas equipes da Gerência de Fiscalização Urbana e Ambiental da Prefeitura (Gefua), junto com a Guarda Civil Municipal (GCM). Na orla de Candeias, haverá um efetivo em torno de 700 pessoas trabalhando diariamente nos dias de evento. No Jaboatão Centro serão cerca de 300 colaboradores atuando no Réveillon. Em ambos os polos serão disponibilizados serviços, tais como limpeza, atendimento Samu, fiscalização, Conselho Tutelar, Coleta seletiva, entre outros.
Cadastro dos comerciantes da orla
O cadastro dos comerciantes da orla e de Jaboatão Centro está sendo feito exclusivamente para 86 comerciantes que já comercializam produtos nos locais dos eventos.
Adesivos de livre trânsito para moradores da orla
A entrega dos adesivos de livre trânsito para os moradores da área do evento na orla inicia esta semana. Os adesivos serão entregues na portaria dos prédios, conforme quantidade de vagas de estacionamento de cada edifício.
Trânsito e mobilidade
- Orla
A avenida Bernardo Vieira de Melo, no trecho da rua Aníbal Varejão, em Candeias, será interditada nos dias 30 e 31 de dezembro, a partir das 17h, além das ruas do Jangadeiro e João Fragoso de Medeiros, em Candeias, num trecho entre as avenidas Presidente Kennedy e Bernardo Vieira de Melo. O trânsito será desviado para a rua Aníbal Varejão (altura do Posto Shell), seguindo pela avenida Presidente Kennedy até a rua Aniceto Varejão, retornando à avenida Bernardo Vieira de Melo. Ao final de cada dia de evento, as vias serão liberadas para o trânsito, a partir das 3h da manhã do dia seguinte, exceto no dia 1º janeiro, quando serão liberadas a partir das 4h. Já nos dias 28 e 29 de dezembro a circulação de veículos será normal nesta área. E para garantir a fluidez do trânsito, no período de 28 e 31 deste mês, as equipes de agentes de trânsito e de transporte da Prefeitura serão reforçadas nos principais cruzamentos do entorno da área de eventos.
- Jaboatão Centro
O acesso de veículos ao estacionamento da Casa da Cultura, no Jaboatão Centro, será proibido a partir das 0h do dia 31 dezembro até às 5h do dia 1º de janeiro. Já a interdição da avenida Barão de Lucena acontecerá no dia 31, a partir das 17h, até às 5h do dia 1º de janeiro. Neste dia, haverá operação de trânsito na rua Visconde do Rio Branco, para garantir o acesso do público aos shows em frente à Casa da Cultura. Agentes de trânsito estarão no cruzamento da avenida Barão de Lucena com as ruas Duque de Caxias, Bernardo Vieira de Melo e Visconde do Rio Branco, para garantir a fluidez do tráfego.