Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Afrofest chega à terceira edição com shows de Nega do Babado, Mago de Tarso e Baile Charme, nesta quinta-feira (20)

  • Diversão

Do afoxé ao charme, entre o brega e o trap, o Afrofest — Festival de Cultura Negra de Pernambuco chega à terceira edição e volta a ocupar, nesta quinta-feira (20), entre as 15h e às 23h, o Pátio de São Pedro, no Recife. A maratona, com 10 horas de programação, reúne atrações que cruzam gerações e linguagens da música negra, como o rapper Mago de Tarso, recente destaque pernambucano na cena nacional, e a cantora Nega do Babado, voz do clássico “Milk-shake” e referência do brega. Nesta edição, o evento homenageia o Bloco Afro Lamento Negro, à Marcha Nacional de Mulheres Negras, ao grupo O Poste Soluções Luminosas e ao cantor e compositor Maciel Melo.

A programação começa com a Bênção das Yás (“mães”, em iorubá), com importantes guardiãs do candomblé pernambucano. Na sequência, é vez dos maracatus Estrela Dourada de Buenos Aires e Mestre Barachinha. Em um encontro que promete muita emoção, o Afoxé Oxum Pandá recebe o Afoxé Aganjú Asèobá para o cortejo A Fartura de Oxum e a Justiça de Xangô. Depois, é a vez do Bloco de Samba A Turma do Saberé sacudir o público, seguida por Marcela Mama e o Coco de Mulheres. A partir das 20h, o Baile Charme Recife assume o pátio e abre caminhos para os shows da noite. No palco, o rapper Mago de Tarso, seguido da cantora Nega do Babado encerram a noite.

Idealizado pela ativista e produtora cultural Jadion Helena, o Afrofest celebra, desde 2023, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data se tornou feriado nacional em 2023 através da Lei nº 14.759, marco histórico para a memória e a luta racial no Brasil. Desde então, o festival vem se consolidando como uma das principais plataformas de valorização da música preta produzida em Pernambuco, além de espaço de promoção da ancestralidade, da autoestima e da beleza negra. “Pernambuco é um estado onde a cultura negra pulsa e ferve, portanto merecia um festival onde a cena musical fosse protagonista”, justifica a idealizadora.

A escolha do Pátio de São Pedro reforça a potência simbólica do local, historicamente marcado pela circulação e afirmação da cultura negra no Recife. É ali que, há décadas, a Terça Negra, organizada pelo Movimento Negro Unificado, sustenta uma programação contínua de maracatus, afoxés, coco, hip-hop, dentre tantos outros — transformando o pátio em um dos principais territórios de resistência e debate racial do estado. “Ao realizar a programação no Pátio, a gente insere o Afrofest na tradição de iniciativas que promovem identidade, memória e protagonismo negro”, afirma Jadion Helena. “Este é um dos principais palcos da negritude pernambucana”, completa a realizadora.

Baile Charme
Sucesso onde quer que vá, o Baile Charme Recife integra a grade como um dos momentos dedicados às estéticas e sonoridades negras contemporâneas. Originado nas comunidades suburbanas do Rio de Janeiro e difundido pelo Brasil, o movimento “charme” reúne passos marcados, coreografias coletivas e uma trilha que passeia pelo R&B, soul e hip-hop. No Pátio de São Pedro, sua presença reforça a conexão entre dança, identidade e ocupação do espaço público, criando um ambiente de encontro, aprendizado e afeto compartilhado entre diferentes gerações. Além de se divertir e irradiar a noite, o público integra o ritmo neste grande ensaio a céu aberto.

Acessibilidade
A produção do evento reforça seu compromisso com a acessibilidade, para que mais pessoas possam vivenciar a programação. Além de intérpretes de Libras durante as atividades no palco, o festival contará com profissionais dedicados ao acompanhamento de pessoas com deficiência visual ou baixa visão, oferecendo desde o suporte na locomoção e acesso seguro aos espaços do evento até a mediação das experiências. O Afrofest — Festival de Cultura Negra de Pernambuco é uma realização da Cria Produções, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.

Programação completa
Feira das Mulheres Pretas-Afroempreendedorismo
Benção das Yás
Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires – Maracatu do Mestre Barachinha
“A fartura de Oxum e a Justiça de Xangô”: Afoxé Oxum Pandá recebe o Afoxé Aganjú Asèobá
Bloco de Samba A Turma do Saberé
Marcela Mama Convida Coco de Mulheres
Baile Charme Recife
Mago de Tarso
Nega do Babado

Serviço
3º Afrofest — Festival de Cultura Negra de Pernambuco
Quinta-feira, 20 de novembro, das 15h às 23h
Pátio de São Pedro (Rua São Pedro — São José, Recife)
Acesso gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *