Dores nas pernas, cansaço, inchaço, alterações na cor da pele, formigamento e erupções nos pés e nas pernas são sinais comuns de doenças vasculares, que vão além das varizes. Para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular, neste mês de agosto é realizada a Campanha Agosto Azul e Vermelho, que busca incentivar as pessoas a se consultarem com médicos especialistas vasculares e fazerem exames de rotina, além de adotarem hábitos de vida que contribuam com a prevenção das doenças vasculares. Grande parte da população possui problemas vasculares e os agravamentos poderiam ser evitados com diagnóstico precoce.
“As doenças vasculares costumam estar ligadas a um histórico familiar e pessoas com obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol alto e fumantes são mais propícios a desenvolverem doenças venosas, arteriais e linfáticas. O diagnóstico precoce desses problemas reduz o risco de complicações graves e aumenta a eficácia dos tratamentos, prevenindo danos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, aponta a cirurgiã vascular e angiologista Beth Moreno, referência no tratamento das varizes com laser e espuma e no tratamento da veia safena com o endolaser. Entre os problemas arteriais destacam-se a doença arterial periférica, doença arterial cerebral e os aneurismas; já no campo das doenças linfáticas, as mais comuns são o linfedema e a erisipela.
O check up vascular é uma das medidas mais eficientes para diagnosticar e tratar precocemente as doenças vasculares. “O check up vascular é realizado com exames de ultrassom com doppler, não invasivos e indolor, para visualizar a circulação cerebral através dos exames nas artérias carótidas e vertebrais; a circulação do abdômen a partir dos exames das artérias aortas e das ilíacas e a circulação dos membros inferiores através das artérias que compõem os membros inferiores para verificar se há alguma doença obstrutiva crônica, que são placas de gordura e de ateroma nas artérias que, ao longo do tempo, levam à obstrução das artérias, principalmente em pacientes que têm hipertensão, diabetes e colesterol alto. Também é possível investigar o sistema venoso para garantir que não haja nenhuma obstrução venosa ou alguma doença na veia safena”, explica a angiologista Beth Moreno.
A orientação da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) é de que pacientes acima dos 40 anos e com comorbidades ou a partir de 50 anos e sem comorbidades realizem o check up vascular anualmente. No caso dos pacientes sem comorbidades, o prazo de repetição do check up vascular pode ser mais espaçado, de acordo com a orientação do especialista. Entre as principais doenças prevenidas a partir desses exames estão as placas na artéria carótida que podem levar à obstrução e um futuro AVC, aneurisma da artéria aorta e a obstrução arterial, que pode causar perda de membros e isquemias, além de insuficiência venosa e trombose.
Cuidados diários devem ser colocados em prática para prevenir os problemas vasculares, como praticar exercícios físicos de modo regular, investir em uma alimentação saudável, organizar a rotina para ter uma vida menos estressante, já que desgaste físico e mental também afetam a saúde vascular, e evitar o tabagismo.
“É importante lembrar, ainda, que a maioria das doenças vasculares costumam ser silenciosas e, por isso, a consulta de rotina e o check up vascular são fundamentais para prevenir as complicações, intervindo de forma precoce e tratando da melhor forma, caso seja descoberta alguma doença em fase inicial”, enfatiza a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
Dra. Beth Moreno é angiologista e cirurgiã vascular, possui referência no tratamento das varizes com laser e espuma e no tratamento da veia safena com o endolaser. Título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular. Integra a equipe de cirurgia vascular do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).