Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Agosto Branco alerta para conscientização sobre câncer de pulmão

Agosto Branco alerta para conscientização sobre câncer de pulmão

  • Saúde

O Agosto Branco alerta para a conscientização sobre o câncer de pulmão, uma doença silenciosa e geralmente diagnosticada em estágios avançados. Esse é o tipo de câncer que mais causa mortes no mundo, com 1,7 milhão de vítimas, apenas em 2020. No Brasil, foram mais de 30 mil mortes, no mesmo ano. Os dados são da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Por isso, a oncologista clínica Carmelyta Botelho, do Núcleo de Oncologia do Agreste (NOA), chama atenção para a campanha.

A especialista afirma que, até o final do biênio de 2020/ 2022, estão previstos 30 mil novos casos da doença. Por isso, é preciso ficar atento, uma vez que a detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz. Entre os sinais de alerta estão: tosse (por mais de um mês), com presença de sangue e piora progressiva; falta de ar e dificuldade para respirar; dor persistente na região do tórax; além da perda de peso sem explicação ou intenção.

É importante destacar que uma média de 85% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao cigarro. Os demais, estão associados a fatores como: poluição ambiental; exposição a certos gases e metais pesados, principalmente no ambiente de trabalho; genéticos (histórico familiar); além dos desencadeados em fumantes passivos (convivem no mesmo ambiente com os ativos).

Quem fuma ou já fumou, por exemplo, deve manter consultas regulares a um pneumologista e realizar tomografias de rastreamento. “Quando diagnosticado em fases iniciais, o câncer de pulmão pode ser tratado com cirurgia. Após esse procedimento, pode ser adotado o uso de drogas alvo, imunoterapia, quimioterapia e radioterapia”, explica a oncologista clínica Carmelyta Botelho.

Quanto aos meios eficazes de prevenção, a médica orienta: “a cessação do tabagismo (parar de fumar), o mais precoce possível; a mudança para hábitos de vida saudáveis, como uma dieta balanceada; o sono regular; além de atividade física, são atitudes necessárias”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *