O trabalho desenvolvido na Secretaria de Políticas para as Mulheres de Agrestina foi selecionado na categoria Direitos das Mulheres, na seleção de boas práticas 2024 da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O reconhecimento e apresentação da prática exitosa foi realizado na última quarta-feira (17), durante o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O Congresso Pernambucano de Municípios, que neste ano de 2024 traz como tema “Rumo à excelência na Gestão Pública”, traz em sua programação a apresentação das boas práticas na gestão pública municipal, uma iniciativa que tem o objetivo de registrar as melhores estratégias que solucionem necessidades e demandas da sociedade.
Dentre 104 iniciativas inscritas, Agrestina ficou entre as dez selecionadas de 9 categorias, e foi a única do Estado na categoria Direitos das Mulheres.
No auditório do Teatro Guararapes, ocupado por prefeitos, equipes técnicas e diversas outras representações da esfera pública, a coordenadora de Defesa dos Direitos de Agrestina e advogada, Renata Santos, apresentou as duas práticas selecionadas, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Quitéria Celestino Pontes (CEAM), que atua no combate à violência de gênero através de uma equipe multiprofissional, composta por advogada, assistente social e psicóloga, e do fortalecimento do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.
As iniciativas selecionadas servirão de exemplo para outros municípios no Cadastro Permanente de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal.