A educação do município de Jaboatão dos Guararapes ganhou destaque, mais uma vez. A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada em Comportas, foi convidada pelo Instituto Shopping Guararapes para participar da Feira de Robótica, que acontece nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14), na área de eventos do shopping.
Alunos dos anos iniciais da Escola Nossa Senhora Aparecida desenvolveram o projeto chamado “Futurismo na alimentação saudável com a robô Cida”. Trata-se de uma robô chamada Cida, que, por meio de um programa de Inteligência Artificial, responde perguntas sobre alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e dá dicas para evitar o desperdício.
A secretária municipal de Educação, Mônica Andrade, enfatizou que o município apoia e estimula as escolas municipais a desenvolverem o tema da robótica com os estudantes. “Este trabalho, desenvolvido por esta escola, é referência para a rede municipal e deverá ser replicado para outras unidades educacionais. É um orgulho ver os nossos estudantes participarem de eventos como este”, vibrou a gestora. A unidade de ensino já venceu duas vezes a Feira de Conhecimentos do município com outros projetos.
Professor e coordenador do projeto de robótica da Escola Nossa Senhora Aparecida, Maurício Masaru explicou como surgiu o tema da alimentação saudável aliada à robótica. “No dia a dia da escola, nós estimulamos os estudantes a se alimentarem de forma saudável e a introduzirem frutas e legumes em suas refeições. Então, resolvemos criar uma robô para despertar, ainda mais, nas crianças, o fascínio pela alimentação saudável”, contou.



Uma das alunas, Ana Beatriz, do 5º ano do Ensino Fundamental, estava empolgada com a feira e orgulhosa pelo trabalho apresentado. “A robô dá dicas legais sobre alimentos saudáveis e o que devemos fazer para aproveitar melhor os alimentos. Isso é muito legal”, falou sorridente.
Todas as escolas da rede municipal, tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais do Ensino Fundamental, possuem Laboratório Móvel de Robótica, para desenvolverem projetos pautados no raciocínio lógico, na programação e na imersão tecnológica. Isso mostra o compromisso da gestão com a qualidade da educação no município.
Nesses equipamentos, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza material de apoio, como, por exemplo, componentes de montagem, para estimular o raciocínio lógico dos alunos, e também componentes eletrônicos para trabalhar as noções de programação de robótica.