O antigo abatedouro público de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte, virou um Nascedouro de Oportunidades na periferia do município. O local foi transformado pelo Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga (Cedili), e agora abriga o “Projeto Comunidade Meu Lugar – Envelhecer Bem”, que oferece atividades e serviços de cidadania para toda comunidade, em especial, os idosos. A inauguração aconteceu na última sexta-feira (21).
O projeto conta com aulas de pilates, recreação e lazer, de terça a quinta-feira. O espaço agora conta com duas salas para multiuso e uma para atendimento psicossocial, uma cozinha, banheiros com acessibilidade, salão com palco e tela de cinema, onde serão realizadas oficinas sobre diversos temas.
A reforma contou com a mão de obra dos moradores. “Este espaço representa mudança. Uma mudança que não é apenas física, mas também na de futuro. O Nascedouro de Oportunidades foi criado para proporcionar às pessoas – desde os mais jovens até os idosos– uma chance de crescer, de aprender e de se transformar. Aqui, cada pessoa encontrará oportunidades para desenvolver habilidades, compartilhar conhecimentos e, principalmente, resgatar sonhos” disse Denise Soares, presidente do Cedili, instituição que tem a concessão do espaço.
“Estou muito feliz por participar desse momento tão importante para minha comunidade. O Cedili tem mudado a realidade de muitos aqui. Depois que comecei a participar desse projeto, minha vida é só alegria. Moro aqui faz 50 anos, e ver esse prédio se transformar desse jeito, é maravilhoso. Esse lugar agora é sinônimo de alegria e realizações” disse Maria José, de 72 anos, moradora da comunidade.
A obra teve o investimento de mais de R$100 mil. A iniciativa foi financiada pelo Fundo do Direito da Pessoa Idosa de Lagoa de Itaenga, juntamente com as empresas parceiras Nubank, Brasilcap, Edenred, Ticket Serviços e Bayer Brasil. A empresa Zoom Social atuou com captadora de recursos.
SOBRE A ONG – O Cedili é uma instituição social sem fins lucrativos e desenvolve atividades socioeducativas para crianças, jovens adultos, adolescentes e idosos. O centro desenvolve um papel importante na reurbanização da comunidade do Matadouro, em Lagoa de Itaenga, com a participação da população e o financiamento de grandes empresas.
Foto: Divulgação