Buscando o fortalecimento do enoturismo do Vale do São Francisco, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) compôs a comitiva que esteve neste final de semana (10 e 11) no Rio Grande do Sul, um das principais regiões do país na produção de uvas e vinhos. Convidado pelo prefeito do município pernambucano de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, o parlamentar acompanhou as agendas ao lado do gestor, do empresário Jorge Garziera, do deputado federal Lucas Ramos, do superintendente da Sudene Danilo Cabral e seu diretor Heitor Freire, além do presidente da Empetur Eduardo Loyo.
Lagoa Grande é uma cidade com vocação para o enoturismo, por ser uma das principais produtoras de vinhos e espumantes em Pernambuco. Para incrementar ainda mais o negócio, a comitiva encabeçada por Cappellaro participou de diferentes agendas na Serra Gaúcha. A primeira delas aconteceu na manhã da sexta-feira (10) com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Depois disso, Jarbas Filho esteve com o grupo nas vinícolas Salvati e Sirena e a Garbo.
“Tivemos uma experiência incrível e enriquecedora, onde pudemos conhecer de perto a vitivinicultura e o negócio do enoturismo na Serra Gaúcha, levando todas os pontos positivos para serem também praticados em Lagoa Grande. Sabemos do potencial do município pernambucano, que já é reconhecido pela produção das suas uvas e vinhos. Precisamos explorar ainda mais essa vocação da cidade, o que vai ser importante para o crescimento do turismo na região e, consequentemente, da economia”, afirmou Jarbas Filho.
No sábado (11) o grupo ainda visitou, em Garibaldi, um complexo onde está sendo construído um resort com foco também no enoturismo, ideia também já pensada para Lagoa Grande; além das vinícolasCasa Valduga e Pizzato.