Um espaço de diálogo e interlocução para fortalecer e promover a aqüicultura no Estado. Este é o intuito da Câmara Setorial de Aquicultura e Pesca de Pernambuco, que reúne entes públicos e privados para debater as principais demandas, desafios e oportunidades do setor. Capitaneada pelo Governo de Pernambuco, por da sua Secretaria de Desenvolvimento (Sdec) e da sua Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), a Câmara contou com sua primeira reunião ordinária no final da última semana no município de Petrolândia, no Sertão Central. Localizada a 426 km de Recife, a cidade é uma referência na produção regional.
Pernambuco é destaque na aqüicultura nacional, especialmente na criação de tilápia e camarão, sendo a região do Nordeste a maior produtora do Brasil. De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM/IBGE) de 2022, o Estado alcançou um valor total de produção de R$ 500 milhões no setor. No mesmo ano, Pernambuco produziu 28,8 milhões de quilos de tilápia, garantindo o 5º lugar no ranking nacional, com 7,06% da produção brasileira e o primeiro no Nordeste.
O município de Jatobá lidera a produção de tilápia no estado, além de Petrolândia, Cabrobó Belém do São Francisco e Salgueiro. Na produção de camarão, o Nordeste é responsável por 99% da carcinicultura brasileira. Goiana é a cidade responsável por produzir 75% do camarão de todo o Estado com cerca de 3,3 mil toneladas.
Entre os temas discutidos no encontro estiveram a apresentação de linhas de crédito pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e pela Cooperativa de Crédito Sicoob, além do detalhamento de serviços oferecidos pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pela Superintendência Federal de Pesca. Também foram abordados procedimentos de licenciamento ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e questões ligadas à atuação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
“Os resultados dessa primeira reunião servirão de base para futuras ações e políticas de incentivo ao desenvolvimento sustentável da aquicultura no estado. Estamos muito empolgados em impulsionar o setor que já vem demonstrando sua força por meio de seu crescimento expressivo com destaque nos cenários regional e nacional”, detalhou o diretor de Fomento e Inovação da Adepe, Pedro Neves Holanda.
Ainda em Petrolândia, a Adepe esteve em associações locais como a Associação Café com Arte, que produz artesanato com insumos vindos da pesca; a Associação dos Aquicultores de Petrolândia, e a Associação dos Criadores de Peixe do Sítio Brejinho de Fora, que possuem qualificação em aquicultura de água doce.