A artista visual e idealizadora do movimento “mais mães no rolê”, Mila Barros, vai oferecer uma oficina de arte urbana, neste sábado (26), às 10h30, no Porto da Vila da Prata, em Brasília Teimosa. A atividade é gratuita, aberta ao público e faz parte da programação do mutirão de construção do Museu dos Sonhos Vivos em Brasília Teimosa, realizado através do projeto “Resistir, preservar e co-criar”, com o fomento do Edital Jovens no Clima 2024.
O mutirão vai acontecer nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 9h30, com a proposta de revitalizar o Porto da Vila da Prata, local onde acontece a tradicional barqueata de São Pedro há mais de 50 anos. A área de intervenção possui grande valor para a comunidade pesqueira de Brasília teimosa, por este motivo, foi escolhida por moradores e moradoras durante a jornada formativa do projeto.
Com o objetivo de fomentar a preservação de histórias e memórias olhando para as questões socioambientais da região, os dois dias de mutirão serão marcados pela colaboração comunitária para realizar intervenções artísticas, socializar fotografias e lambes que reúnem registros afetivos para a comunidade.
“A equipe do Museu vem dialogando com moradores e moradoras, lideranças e organizações da região para ouvir, estudar a memória, estimular a troca de saberes entre gerações e vivenciar um processo criativo colaborativo pensando em um futuro sustentável em que a singularidade do território também seja preservada”, explica Karinne Costa, idealizadora e coordenadora do projeto Museu dos Sonhos Vivos.
A região foi escolhida pelo seu histórico de luta. Brasília Teimosa surgiu em 1950 e é marcada pela determinação dos moradores contra as diversas tentativas de expulsão da área. A primeira Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) no Brasil surgiu no Recife, e Brasília Teimosa é reconhecida como a pioneira nesse modelo de planejamento urbano voltado para a inclusão social.
Chamada para voluntários – Para que a transformação da área de lazer e as intervenções artísticas aconteçam, a participação da comunidade e de voluntários é essencial. Por isso, a iniciativa convida mãos voluntárias de todos os locais e com diferentes talentos para colaborar no processo de construção, as inscrições podem ser feitas neste formulário online.
Museu dos Sonhos Vivos – O Museu dos Sonhos Vivos é uma iniciativa idealizada pela artista pernambucana e coordenadora de projetos sociais Karinne Costa. Inspirado nos passos da Metodologia Elos, a iniciativa tem como objetivo fomentar o fortalecimento da memória comunitária e do pertencimento do território a partir de cinco etapas que envolvem toda a comunidade.
A primeira parada do Museu aconteceu em 2023, na Bomba Hemetério, zona norte do Recife, envolvendo agremiações de boi e maracatu que receberam intervenções artísticas dos grafiteiros Emerson oṣù, Márcio Fellipe e da artista Maria Magdala, como resultado o Museu culminou em um Circuito de Andada e no museu virtual, com um acervo de memórias no site da iniciativa.
A segunda edição da iniciativa recebeu fomento do edital Jovens no Clima 2024, realizado pela Rede Conhecimento Social e do Delibera Brasil, com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies e o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
A prefeitura do Recife vai contribuir com a construção do Museu dos Sonhos Vivos disponibilizando equipes da EMLURB, Secretaria de Agricultura Urbana e Secretaria de Inovação Social, além do apoio da Secretaria de Juventude que está acompanhando todo o processo de construção.
Para conhecer mais, acesse o instagram @sonhosvivosmuseu.
Programação do Mutirão
Sábado
9h30 – Chegada
10h – Chama gente + Limpeza do local
10h30 – 11h30 Oficina de arte urbana com Mila Barros
12h – 13h – Parada para almoço
13h30 às 16h – Pintura da área de convivência do Porto
Domingo
9h30 – Chegada
10h00 às 11h00 – Intervenção com Lambes
11h às 12h – Ação 1 Sonho por 1 Sonho 💭 + Instalação de Placas no circuito de Andada Pela Orla
12h30 – Finalização de Pinturas no Porto e fechamento do mutirão
Mutirão de construção do Museu dos Sonhos Vivos
Quando? 26 e 27 de outubro
Qual horário? A partir das 9h30
Onde? Porto da Vila da Prata. Endereço: Rua Delfim, Brasília Teimosa. Em frente a Creche Escola Municipal Brasília Teimosa
Foto: Divulgação