Fique Sabendo PE

Assessoria de Imprensa e a importância de conhecer o perfil dos veículos de comunicação

• Colunista

Tenho recebido diversos e-mails e meu whatsapp vive lotado de sugestões de pautas que não condizem com o perfil das editorias que trabalhamos aqui no Fique Sabendo PE.

E isso se deve apenas a uma coisa: o assessor de imprensa não conhece o perfil do meu portal de notícias. Simples!

A pressa que vivemos e a agonia de querer emplacar a notícia a todo custo, faz o jornalista não analisar se a sugestão de pauta sobre o cliente dele, cabe com o perfil daquele veículo de comunicação.

Muita gente acha que o papel do assessor de comunicação é apenas disparar releases , mas o bom assessor, além de ter um bom networking e um mailling atualizado, precisa planejar e saber onde melhor se encaixa as notícias do seu cliente, de acordo com o objetivo final a ser atingido.

E isso vale para tudo que envolve o universo da comunicação e que precisa do auxílio de uma assessoria de imprensa.

Estamos em uma época de muitos trabalhos com influenciadores digitais, mas será que todos se encaixam no perfil da empresa ou produto de seu cliente? Será que a quantidade de seguidores vale mais do que o engajamento?

São muitas análises e isso merece uma coluna específica, mas a reflexão que fica aqui é: estude os veículos de comunicação existentes, entenda o perfil de cada um, as matérias que são postadas, se aproxime do jornalista, pergunte se ele quer fazer parte da sua lista de transmissão no whatsapp e avalie onde vale a pena emplacar o seu cliente.

Já passou o tempo de entregar um clipping gigante de meros veículos desconhecidos que publicam qualquer coisa. Busque qualidade nas suas entregas e no retorno para o seu cliente.