Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Autobiografia de Boris Berenstein será lançada no bairro do Recife: trajetória pessoal e empresarial é fonte de inspiração para futuras gerações

Autobiografia de Boris Berenstein será lançada no bairro do Recife: trajetória pessoal e empresarial é fonte de inspiração para futuras gerações

  • social

Um caderno de memórias. É assim que o médico e empresário recifense, Boris Berenstein, prefere chamar sua autobiografia “O raio-X de Boris Berenstein – A realidade foi maior que o sonho”, que será lançada nesta quinta-feira (17), às 17h, na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife.

Filho de sobreviventes da devastação da Segunda Guerra Mundial e nascido no coração da comunidade judaica do bairro da Boa Vista, Boris Berenstein é mais que um nome. Virou uma marca que batiza seis unidades de clínicas de medicina diagnóstica na Região Metropolitana do Recife. Uma empresa pioneira, inovadora e de excelência, que se consolidou referência na Radiologia em Pernambuco.

Produzida pela Eu Escrevo Editora e impressa pela gráfica Provisual, a publicação mescla elementos de biografia e autobiografia. Boris conta sua história e a jornalista Mona Lisa Dourado, que assina a direção editorial do projeto, a transforma em uma narrativa rica e envolvente que revela tanto as conquistas profissionais, como também as lutas, recomeços e triunfos pessoais do entrevistado.

“O principal alicerce está nas lembranças, mais remotas e atuais, do filho, pai, avô, judeu, médico, empresário, visionário, articulador…do homem que sempre desempenhou múltiplos papéis e tem muita história para contar”, revela a escritora, que se diz honrada com a parceria e contribuição no processo.

A capa e o projeto gráfico do livro têm assinatura do cartunista e designer Samuca. As fotos são de Heudes Regis e a revisão é de Fabiane Cavalcanti.

O início de tudo – A narrativa começa pela história dos pais de Boris, Pola e Leon, sobreviventes da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Segue contando os percalços da família para fugir do Leste Europeu sob a Cortina de Ferro até a chegada ao Recife, mais precisamente ao bairro da Boa Vista, onde Boris nasceu, cresceu e iniciou a sua vida profissional.

Revelações da família – “O raio X de Boris Berenstein – A realidade foi maior que o sonho” conta com contribuições emocionantes da companheira de Boris, Mary Louise Berenstein, que, por vezes, assume a narração e faz revelações marcantes até então mantidas entre quatro paredes.

A participação da família foi fundamental na construção da narrativa. Com uma leitura inspiradora, a obra oferece ricas lições sobre resiliência, empreendedorismo e, sobretudo, a importância das relações humanas na construção de uma trajetória de sucesso, uma marca registrada no caráter do biografado. Isso tudo está traduzido no livro.

Construção da narrativa – Com uma linguagem simples e direta, Boris Berenstein refaz, no seu caderno de memórias, os caminhos que o levaram a construir a marca com a melhor reputação da história da medicina diagnóstica de Pernambuco. Também detalha como contribuiu para a profissionalização da governança e da sucessão nas empresas familiares, inclusive na sua, por meio da atuação em iniciativas como o Projeto Rumo e a Escola F., onde esteve ao lado dos consultores e fiéis escudeiros da AJA, Antônio Jorge Araújo e Elane Cabral.

É uma obra que não segue os moldes tradicionais das autobiografias. Segundo Mona Lisa, a proposta do projeto foi criar uma apresentação que destacasse a jornada pessoal e profissional de Boris, registrando seu legado e trazendo insights que servem de inspiração para as futuras gerações. “O processo da escrita foi construído a partir de um formato colaborativo, em que captei relatos das suas experiências e de pessoas que conviveram e convivem com ele, além de percorrer locais emblemáticos de sua trajetória e fazer pesquisas bibliográficas sobre o contexto sócio-histórico-econômico em que ele se desenvolveu”, comenta.

Vale ressaltar que o formato adotado se configurou em um processo que trouxe enormes desafios emocionais e metodológicos para Boris, já que a dupla percorreu lugares como os bairros da Boa Vista, Casa Amarela e Recife Antigo, e revisitou momentos marcantes de sua vida, que o fez, em vários instantes, enfrentar a complexidade de lidar com memórias difíceis. “A habilidade de Mona Lisa na condução das conversas e a capacidade de me fazer mergulhar nas lembranças mais profundas foi essencial para revelar este meu raio-X repleto de contrastes. Meu desejo é que a coragem que tive de compartilhar a minha trajetória, possa servir de estímulo para outros empresários”, diz Berenstein no prefácio do livro.

“Entre muitas outras confidências que você, leitor, irá testemunhar neste livro, começo confessando que a decisão de escrevê-lo foi uma das mais difíceis da minha vida. Esteve do início ao fim permeada por muitos conflitos internos. Reservado que sempre fui, pensei muito se valia a pena tornar públicas questões íntimas, mesmo aquelas relacionadas à minha atuação profissional. Talvez fosse mais cômodo e seguro manter esse baú bem fechado e atirar a chave em algum poço sem fundo. Mas a verdade é que eu nunca fugi a um desafio nem me incomodei em sair da zona de conforto”, revela. Foi com essa resiliência, fruto do aprendizado diário com D. Pola, que Boris se projetou até se consolidar como um dos nomes mais respeitados no cenário empresarial da região.

A estrutura do livro é composta por 18 capítulos, organizados em sete sessões, a partir de uma cronologia que se inicia na história contemporânea, a partir da Segunda Guerra Mundial, até os dias de hoje. São 300 páginas com relatos incríveis desde os tempos vividos pelos seus pais, judeus naturais da Bessarábia, atual Moldávia.

Homenagens, contribuições e legado

O livro revela como as memórias pessoais de Boris se entrelaçam com a história, desde a origem e o estabelecimento da comunidade judaica contemporânea, passando pelas transformações urbanas do Recife até os tempos atuais. “É um potente documento histórico que se configura com uma fonte importante para pesquisadores que, no futuro, desejem compreender as transformações sociais, urbanas e econômicas da cidade a partir das memórias de um de seus protagonistas”, ressaltam os consultores Antônio Jorge e Elane Araújo, à frente da AJA Governança & Sucessão – empresa especializada em governança e sucessão familiar que há mais de 20 anos nutre uma parceria mútua com Centro de Diagnóstico Boris Berenstein (CDBB), indo além da prestação de serviços.

Para o amigo Marcos Magalhães, com quem Boris construiu uma sólida relação de trabalho, que tempos depois veio a se transformar em amizade pessoal, o talento de Boris se configura por uma série de fatores, e não apenas um isolado. “É um riquíssimo conhecedor da história das suas raízes familiares e carrega uma ampla bagagem de vida pessoal, familiar, social e profissional que são exemplares. A feitura dessa publicação representa uma sorte para quem já o conhece bem, como eu, e vou ter o prazer de conhecê-lo ainda mais, e mais ainda para as pessoas que não o conhecem, mas poderão desfrutar da leitura de uma história de vida maravilhosa”, ressalta. O amigo finaliza descrevendo Boris e suas múltiplas facetas: vendedor de móveis, vendedor de apólices, estudante de medicina, médico, colega, amigo, empresário, marido, pai e avô. E brinca, dizendo que o leitor foi poupado de uma descrição detalhada de suas “qualidades” como tenista. Porque esta também é uma habilidade bastante presente nos momentos de lazer de Boris.

SERVIÇO:
O quê? Lançamento da autobiografia “O raio X de Boris Berenstein – A realidade foi maior que o sonho” do médico e empresário Boris Berenstein
Quando? 17 de outubro de 2024
Onde? Livraria Jaqueira, do bairro do Recife
Horário? 17h
Editora: Eu Escrevo Editora
Gráfica: Provisual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *