O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (Comdica) lançou uma campanha que tem como objetivo incentivar doações através da declaração do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fundeca).
Segundo a presidente do Comdica, Priscila Azevedo, através do fundo municipal, serão financiados projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
“As ações podem abranger diversos temas, entre eles, a prevenção e conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas, o enfrentamento ao trabalho infantil, o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, bem como a inclusão social da criança e do adolescente com deficiência e a aprendizagem e profissionalização”, adianta Priscila.
As doações de pessoa física ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente podem ser feitas diretamente na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, e o limite para dedução do Fundeca é de 3% do imposto devido sobre a renda apurado na declaração.
“Vale ressaltar que isso não onera nada para o bolso do doador. Em tese, o valor iria totalmente para o Governo Federal”, finalizou a presidente do Comdica.