Estreou nessa segunda-feira (15), a Campanha ‘Meninas, Bora Votar!’ A ação é de incidência política protagonizada por jovens ativistas pela Educação do Projeto do Meninas em Movimento pela Educação apoiada pelo @malalafund e parceiros da ActionAid Brasil, sendo uma realização do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), organização feminista atuante há 40 anos pelos direitos de meninas e mulheres em Pernambuco.
A campanha é composta por vídeos, cards, spot de rádio, fotos e adesivos, visando estimular que as jovens de 16 anos tirem o título de eleitora e exerçam a sua cidadania votando em candidaturas de mulheres comprometidas no enfrentamento à evasão escolar, e nas bandeira de lutas feminista. O prazo para tirar a 1ª via do título segundo o Tribunal Superior Eleitora (TSE) encerra no dia 8 de maio.
A jovem ativista pela Educação Thuézia Souza, 16, anos, que é uma das idealizadoras da Campanha revelou que vai votar pela primeira vez, está bastante motivada e já tirou o título. “Estou muito motivada para votar, porque sei da importância do voto para a garantia da cidadania e precisamos de mais mulheres na defesa dos nossos direitos’’, afirmou a jovem.
Quem descreve a importância da Campanha do primeiro voto é ativista do Fundo Malala, que ressalta que a iniciativa objetiva estimular que as jovens votem em candidaturas que defendam a educação pública de qualidade e se comprometam com as pautas de gênero. “Precisamos de mais mulheres feministas nos espaços de poder para que nossas pautas se tornem políticas públicas. Além disso, temos poucas vereadoras e prefeitas em Pernambuco”, ressaltou a ativista.