Cerca de 300 crianças, de escolas públicas de áreas urbanas e rurais da Zona da Mata Norte de Pernambuco vão vivenciar, ao longo desta semana, uma aula diferente. É que o projeto “Caravana Caminhos de São Saruê” vai levar, para o ambiente escolar, um conjunto de atividades multidisciplinares, que misturam teatro, música e cultura popular, com a proposta de preservar, difundir e transmitir o conhecimento sobre o Teatro de Mamulengo – Patrimônio Cultural do Brasil. A iniciativa vai contemplar estudantes de seis cidades: Lagoa do Carro, Tracunhaém, Aliança, Condado, Itambé e Goiana. O evento, realizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Chesf, começa nesta terça-feira (8) e segue até a sexta-feira (11). Até o fim de agosto projeto vai contemplar 900 crianças, de 18 cidades, de seis estados do Brasil: Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Maranhão. Na última semana, o projeto visitou alunos e crianças de Brasília e Goiás.
Durante a apresentação, o mamulengueiro Chico Simões, traz para a plateia, da faixa dos 0 aos 07 anos; e dos 8 aos 12 anos, um espetáculo, pioneiro, que pretende mexer com o imaginário infantil. Trata-se do Caminhos de São Saruê – mundo que só existe no universo dos bonecos, no qual se destaca pela doçura, criatividade e cultura. Só para se ter uma ideia, em São Saruê, os rios são de leite. Já as pedras são de rapaduras,e as nuvens são de algodão doce. Um verdadeiro mundo cercado de delícias que promete deixar a criançada babando. A história será conduzida pelos bonecos e bichos protagonistas do universo do mamulengo. Toda a aventura será embalada pela sonoridade do rabequeiro pernambucano, Maciel Salu.
Além da possibilidade de conhecer São Saruê, os meninos e meninas terão a oportunidade de colocar tudo isso para fora. Através de uma oficina, as crianças vão poder pintar, desenhar, escrever e fotografar sobre tudo que aprenderam. Elas também vão poder interagir com os personagens da estória. E o bacana desta atividade é que todo o material produzido por elas, passarão por uma curadoria, montada pela própria equipe do projeto, e, em seguida, se transformará em um livro, que será distribuído de graça.
“No mês dedicado à Primeira Infância poder trazer este projeto para Pernambuco, com artistas tão importantes para nosso país, aliado ao trabalho de valorização à nossa cultura local, sem dúvidas, vai enriquecer bastante o processo de aprendizagem das crianças. Este projeto tem um papel importante na vida do público infantil, pois exercita a ludicidade, brincadeiras, construção de novas habilidades artísticas, e, sobretudo, a apropriação cultural do nosso estado e Brasil, a exemplo do mamulengo” é que garante o coordenador do projeto, Afonso Oliveira.
Sobre o projeto Caminhos de São Saruê – Além de Pernambuco, até o fim do mês de agosto, a ação vai atender mais 400 crianças, de escolas públicas de três estados do Brasil: Paraíba, Alagoas e Maranhão.