Na reta final para o Dia dos Pais, o comércio do Centro do Recife – que já preparou estoque e criou estratégias para atrair o consumidor – está otimista e quer incrementar as vendas com a data. O segmento deseja recuperar o movimento e dinamizar o desempenho dos últimos meses. “A renegociação de débitos da população, a recuperação de crédito e a sinalização da baixa de juros para a economia trazem expectativas para o setor a longo tempo”, avaliou Fred Leal, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e também do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços (Sindlojas Recife).
Para incentivar os negócios, a CDL Recife lançou a campanha Vem Pro Centro Dia dos Pais. A iniciativa acontece desta segunda-feira (07/08) até o segundo domingo do mês (13/08) e envolve faixas em ruas de maior movimento. São elas: Rua da Palma, Rua Nova, Rua das Calçadas e Avenida Conde da Boa Vista.
“Como ocorre todos anos, a data tem apelo ao público em querer presentear os pais e acreditamos que haverá movimentação no comércio“, adiantou Fred. Segundo ele, a estimativa da CDL Recife é que o Dia dos Pais reforce, em pelo menos 10%, as vendas do varejo deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme Fred, normalmente, a data movimenta alguns segmentos como o de vestuário, calçados, perfumes e acessórios como relógio, bonés, mochilas, meias, cinto, óculos e carteira, além de produtos eletrônicos como celular e outros utilitários. Também entra na lista o de serviço alimentício em restaurantes, que se prepararam para receber o público.
Pesquisa nacional
O representante do varejo recifense também se inspira no cenário nacional do comércio para a sazonalidade. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 68% dos consumidores no país pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. A projeção da pesquisa é que o Dia dos Pais movimente R$26,94 bilhões no comércio do país.
Pessoas querem gastar mais
Pela pesquisa da CNDL/SPC Brasil, mais pessoas entrevistadas no país disseram que pretendem gastar mais para o presente do dia dos pais deste ano. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E).