Com a proximidade do feriado da Semana Santa, o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) alerta, mais uma vez, para as medidas que devem ser tomadas pelos banhistas da Região Metropolitana do Recife para garantir um banho de mar seguro e um feriado sem grandes intercorrências.
O Comitê orienta a população sobre a fase da Lua Cheia, que teve início nesta segunda-feira (25). O período intensifica o aumento das marés, tornando-as mais altas e fortes.
Nos dias 28, 29, 30 e 31 de março (de quinta a domingo), as marés vão atingir as suas maiores marcas, nos períodos chamados de ‘crepusculares’, que compreendem os horários do início da manhã e fim da tarde, quando vão chegar a alturas entre 1.8 e 2.2 metros.
Esses horários aumentam as chances de incidentes com tubarões por serem os períodos escolhidos por esses animais para a alimentação, fazendo com que eles procurem águas mais rasas e, consequentemente, se aproximem da costa.
Além dessas condições, a água turva, normalmente causada após as chuvas, também pode impulsionar o risco de incidentes.
O Comitê alerta que os banhistas só entrem no mar nos períodos de maré baixa e escolham locais com a presença de arrecifes ou barreiras naturais, onde há a formação de pequenas piscinas naturais, que ajudam a evitar a presença de tubarões na costa.
É aconselhável que a população evite, em qualquer hora do dia e independente da altura da maré, o banho em áreas que não contam com arrecifes ou possuam saída direta para o mar.
Também é imprescindível que os banhistas se atentem à presença de bandeirolas instaladas pelo Corpo de Bombeiros, que podem indicar locais propícios a incidentes com tubarões e afogamentos, decorrentes de fortes ondas e correntezas.
Confira os horários das marés durante o feriado:
Dia 28/03 (quinta)
05h30 – 2.2m
11h34 – 0.4m
17h49 – 2.2m
23h53 – -0.4m
Dia 29/03 (sexta)
06h02 – 2.1m
12h06 – 0.5m
18h23 – 2.1m
Dia 30/03 (sábado)
00h24 – 0.6m
06h39 – 2.0m
12h45 – 0.6m
19h06 – 1.9m
Dia 31/03 (domingo)
01h04 – 0.7m
07h23 – 1.9m
13h32 – 0.7m
20h02 – 1.8m
O CEMIT orienta também que a população evite o banho de mar nas seguintes condições:
• Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;
• Em áreas sem proteção dos recifes, sem formação de piscinas naturais;
• Nos horários iniciais da manhã ou final da tarde, já que os tubarões são mais ativos nesses períodos crepusculares.
• Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;
• Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não consigam diferenciar suas presas naturais de humanos.
• Em locais próximos às desembocaduras de rios, pois os rios deságuam grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes.
• Se tiver consumido bebida alcoólica;
• Se estiver sozinho(a);
• Se possuir objetivos brilhantes ou chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.
Outras informações importantes:
Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações dadas pelo Comitê. Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.
A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de cerca de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.
Foto ©: Tarciso Augusto