O Centro Cultural Sesc Garanhuns, maior complexo dedicado às artes do interior de Pernambuco, abre espaço para mais uma Mostra Marcos Freitas – Território das Artes, um projeto que contempla as linguagens artísticas das Artes Cênicas e Visuais, Audiovisual, Música e Literatura e já faz parte do calendário de eventos da principal cidade do Agreste Meridional. A programação, que teve início nessa quinta-feira (19), promove também palestras, cursos, oficinas e feira de economia criativa.
“É o momento em que trazemos, para os nossos espaços de fruição e formação das artes, uma série de artistas e especialistas que, a partir de apresentações, performances, oficinas e debates, visam criar conexões com o público. Com isso, impulsionar a produção local e do interior do Estado, fortalecendo, ainda mais, a proposta do Sesc que entende a cultura como uma pertinente ferramenta de transformação do indivíduo e da sociedade”, ressalta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – PE.
A programação completa, com datas, horários, preços de ingressos e classificação indicativa estão em https://centrocultural.sescpe.com.br. Nela, constam as exposições “Permanente”, instalada no Espaço Coleção Josevaldo Araújo de Melo (2º andar do Centro Cultural) e a “Fibra Viva”, do projeto Arte Sesc, em cartaz na Galeria de Artes Ronaldo White (Rua Manoel Clemente, s/n, Centro). A Sétima Arte se faz presente na Sala CineJardim, que exibe produções cinematográficas nas Sessões CineClubinho, CineArte, CineClássicos e a CineJardim Especial.
Dois espetáculos teatrais, que integram o circuito nacional do projeto Palco Giratório, estão na programação da Mostra Marcos Freitas: “Nuvem de Pássaros”, do grupo Movidos (RN), na quinta (19), e “Leci Brandão – Na Palma da Mão”, com Palavra Z Produções Culturais (RJ), no sábado (21). A Escola de Aplicação da UPE Garanhuns leva ao palco do Teatro Reinaldo de Oliveira, uma mostra artística do Festival de Dança da instituição, na sexta (20).
O Experimento PalcoCélula apresenta “O Ladrão de Cavalos”, com Julierme Galindo (PE); “No Mar tem Lágrimas de Saudade”, de Daniel Luciano (PE); “O Amor Escapa por Entre os Planos”, de Eric Ferreira (PE); e “Guerras”, de Lanna Pinheiro (PE), no dia 20, e “Ritual das Letras”, de Rafaela Cavalcante de Barros (PE); “Juvenal e o Dragão”, de Antônio Marcos (PE); “O Nariz, a Mala… e a Primeira Trapalhada!”, de Jaymisson Nicácio (PE); e “A Vida Comum das Ostras”, de Felipe Espindola (PE), no dia 26.
Ainda sobre as Artes Cênicas, a Mostra promove o espetáculo de palhaçaria “Em Busca de um Emprego”, com a Cia Anasalada de Variedades (PE), no dia 25, no Espaço Luiz Jardim (Marco Zero), e no dia 26, no Teatro Reinaldo de Oliveira; o Experimento RODA, do Núcleo de Dança do Centro Cultural Sesc (dia 25); “Rádio Salsichinha”, de teatro e circo, com Wanderlândia Melo (PE/AL) (dia 27); “Pano que Limpa o Tempo”, com Compassos Cia. De Danças (PE) (dia 28); e “Tempo Temporão”, com Coletivo Poeira (PE) (dia 29).
As crianças serão o público-alvo de algumas das atividades. No dia 20, tem a “Leitura para Bebês”, com Yalle Feitosa (PE), professora de Teatro do Centro Cultural Sesc, e a “Vivência Criativa para Bebês”, com Morgana Brandão (PE). O projeto Ciranda das Palavras traz os contadores de história Cinthia Nayara, no dia 21, e Cristino Wapichana (RR), no dia 28. Também tem oficinas artísticas. A de Palhaçaria, com Henrique Nagope (PE), é no dia 21. Já “Dança: Orun para Erê”, com Orun Santana (PE), é no dia 28.
As formações são destaques da programação da Mostra Marcos Freitas, por serem instrumentos de criação de multiplicadores das artes. A oficina de “Educação Inclusiva: Práticas Pedagógicas com Música”, com Paulo Ferreira (PE), será nos dias 21 e 22. Também no dia 22, Martha Malaquias (PE) realiza a oficina “Pontos de afeto: Introdução ao Bordado Livre”. E no dia 29, Cristiano Wapichana (RR) ministra a “Oficina de Mediação de Literatura Indígena”.
No dia 27, o espaço da Comedoria será palco do recital “No Batente da Poesia”, com os poetas Carla Montanha (PE) e Sandoval Ferreira (PE). No dia 28, tem a roda de conversa “Uma Fogueira para Caetana”, com Cristino Wapichana (RR). E para incentivar o empreendedorismo criativo, o Centro Cultural Sesc realiza a Feira Mundaú de Economia Criativa, a partir do dia 20, com produtos e serviços de artesãos e criadores da região, no hall.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: Mostra Marcos Freitas – Território das Artes
Realização: Centro Cultural Sesc Garanhuns
Data: de 19 a 29 de setembro
Programação completa em https://centrocultural.sescpe.com.br
Informações: (87) 3762-3154