Orientações sobre os riscos da hipertensão arterial, as consequências para os órgãos, importância do tratamento e a busca por uma alimentação saudável foram os temas das palestras ministradas, nesta sexta-feira (26), por profissionais do Centro de Medicina Preventiva (Cempre), do Hospital dos Servidores do Estado (HSE) para os pacientes atendidos no local. As atividades, realizadas por uma equipe multidisciplinar formada por cardiologista, nutricionista, enfermeiras, psicóloga e assistente social, marcaram o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado hoje.
Durante as palestras, os pacientes puderam tirar dúvidas, falar sobre suas experiências e como convivem com a hipertensão. A doença acomete com mais frequência as pessoas idosas, costuma ser silenciosa e é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
De acordo com a cardiologista Esthefany Dias, a hipertensão arterial sistêmica consiste em valores persistentemente altos da pressão arterial, acima de 140 x 90. Ela considera importante um dia para se falar sobre o assunto. “É muito importante um dia direcionado para falar sobre pressão arterial pois, muitas vezes, nas consultas, não há tempo hábil para passar todas as informações, e num momento como esse, podemos direcionar o nosso foco para os riscos da doença, além de tirar dúvidas, promovendo assim, mais saúde para as pessoas”.
Os profissionais também destacaram a alimentação, como uma aliada na prevenção e no controle da doença. Segundo a nutricionista, Naomi Shede, nas preparações dos alimentos é importante utilizar temperos naturais para substituir o sal. “O sal de ervas é uma opção, ele é feito à base de cebola e alho desidratados, orégano, alecrim, e sal em menor porcentagem. Esse preparo realça o gosto da comida e não leva ao aumento da pressão”, alerta Naomi.
A nutricionista lembrou ainda que os alimentos industrializados e ultraprocessados, como temperos e molhos prontos, salgadinhos, queijos amarelos, embutidos e enlatados devem ser afastados da dieta. Além das palestras, o Dia de Combate à Hipertensão no Cempre também contou com aferição de pressão arterial e distribuição de folders com dicas e orientações.