O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) “Menina dos Olhos” da FAV promove, de 24 a 26 de setembro, a primeira edição da Gincana Paralímpica da instituição. O evento é voltado para os PcDs, usuários do SUS, atendidos no CER IV da instituição e contará com a participação de mais de 200 pacientes, que serão avaliados por uma comissão julgadora das atividades para olímpicas distribuídas em sete modalidades.
Serão três dias de jogos emocionantes, em uma iniciativa que une esporte e e inclusão esportiva da PcD, com o objetivo de inspirar, provocar mudanças sociais e promover oportunidades mais inclusivas socialmente para PcDs. Em 21 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD), e a FAV pretende contar novas histórias por meio dessa primeira edição paralímpica, trazendo valorização, visibilidade às necessidades e conquistas das pessoas com deficiência.
Durante o evento, será lançado também um projeto de captação de recursos para a construção de uma Quadra Poliesportiva Inclusiva, projeto este, totalmente adaptado às necessidades de PcDs. Esta nove iniciativa necessita do apoio e investimentos da sociedade para ser implantado em terreno anexo ao CER IV da FAV, e se tornar uma realidade. Para tal, a FAV lança campanha e busca captar parcerias e apoio financeiro para viabilizar a construção, e sustentação do projeto, que será um marco importante na promoção da reabilitação e inclusão social dos pacientes.
Os Jogos Olímpicos sempre foram um símbolo de união e diversidade, reunindo atletas de todo o mundo para competir em um espírito de amizade e respeito, destacando-se como um marco na promoção da inclusão social e da igualdade. O esporte tem uma capacidade única de unir pessoas de diferentes origens, culturas e habilidades. A organização do evento “I Gincana Paralímpica da FAV”, assegura que que as PcDs, independentemente de suas condições físicas, sociais ou econômicas, possam participar e vivenciar o espírito paraolímpico.
A cerimônia de abertura da I Gincana Paralímpica acontece nesta terça-feira (24) e destaca a importância da inclusão e da força de vontade dos participantes, que, com dedicação e coragem, superam barreiras e inspiram o mundo. A principal mensagem desta primeira edição é enaltecer a luta diária das PcDs, promovendo sua inclusão em atividades às quais muitas vezes não têm acesso, incentivar mudanças sociais, ampliar as oportunidades e, acima de tudo, celebrar suas histórias de vida. A expectativa é que mais de 200 pacientes com deficiências participem das competições, vivenciando de perto a superação de limites dos participantes.
Os jogos contarão com sete modalidades esportivas: caminhada com obstáculos, arremesso, enchimento de petecas e bolas, jogos de tabuleiro, natação, corrida com andadores e cadeiras de rodas, vôlei e basquete. As provas ocorrerão em cinco locais diferentes do CER IV da FAV, proporcionando uma ampla experiência de inclusão e diversidade. O evento, além de promover o esporte, busca sensibilizar a sociedade para os desafios enfrentados diariamente pelas PcDs.
A Paralimpíada do CER IV da FAV simboliza a força de vontade e a resiliência, características que fazem da inclusão um ponto central nas ações da FAV. Este evento será uma oportunidade para todos celebrarem o espírito de superação, inclusão e a força de vontade dos pacientes, numa jornada de três dias que promete ser inesquecível.
SERVIÇO:
I Gincana Paralímpica do CER IV da FAV
Data: 24 a 27 de setembro de 2024
Horário: A partir das 8h
Local: Fundação Altino Ventura – Avenida Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Recife-PE
SERÃO:
07 modalidades
03 dias de jogos
05 locais de competição
200 participantes
CER IV da FAV
O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV é referência em reabilitação e inclusão, oferecendo serviços de excelência para pessoas com deficiência. Por meio de projetos como a Paralimpíada do CER IV e o futuro complexo esportivo, a instituição reafirma seu compromisso com a inclusão e a promoção de uma sociedade mais justa e acessível para todos.