Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Ciclobeer promove 4ª edição do Passeio Ciclístico de Gravatá até Porto de Galinhas

Ciclobeer promove 4ª edição do Passeio Ciclístico de Gravatá até Porto de Galinhas

Um grupo de ciclistas que usava a desculpa de pedalar para procurar cerveja, beer em inglês, hoje procura algo muito melhor para a saúde física e mental: quilômetros. Assim é a história do grupo organizador do passeio ciclístico até a praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, Ciclobeer.

Além deles, os praticantes da atividade física de outros grupos, como Ciclomania, Gravatá Cycling, Expresso da Segunda e Pedal Adventista, reuniram-se na Praça Rodolfo de Morais, no Centro de Gravatá, na noite da sexta (17), para dar a largada até o destino final, que totaliza mais de 112 km e leva uma média de sete a oito horas de viagem, entre pedalada e paradas para descanso e lanche.

Francisco Neto, mais conhecido como Kiko, é um dos organizadores do passeio. Ele explica como surgiu a ideia. “Há quatro anos atrás, ia ter um passeio lá em Porto de Galinhas que é chamado ‘Caminhos do Paraíso’ e o Ciclobeer organizou o grupo para ir participar do pedal lá, iam sair duas vans de Gravatá. Aí seis integrantes resolveram ir no pedal. A gente saiu muito cedo, era uma hora da manhã para não pegar muito sol no caminho e quando chegou lá todo mundo disse que o Ciclobeer veio pedalando, aí até quem não foi pedalando ganhou a fama na história, aí virou tradição. Começamos com 6, no outro ano com 15, ano passado já foram 25 e esse ano serão perto de 40 participantes”.

O Ciclobeer também expressou sua gratidão à prefeitura, que tem dado suporte e visibilidade ao evento. “Agradecemos a todos os parceiros e à prefeitura, especialmente ao prefeito Padre Joselito, que sempre apoiou e incentivou a prática esportiva na nossa cidade. Marllon no turismo, Anderson nos esportes também”, afirmou Francisco.

Davi Medeiros da Silva, zelador, faz parte do grupo Expresso da Segunda, estava acompanhado do filho, o cinegrafista Pedro Henrique, e ele acredita que esse tipo de atividade acaba atraindo mais adeptos ao ciclismo. “Na realidade, a gente é tudo um grupo só. Tem o Expresso da Segunda, tem o Ciclobeer, que é quem está organizando esse pedal de hoje e tantos outros. Cada dia na semana roda um grupo, mas quando a gente se junta, faz essa festa aqui que você está vendo. Esse é o meu segundo ano participando com eles. Fui ano passado e eu estou aqui de novo e recomendo. Ano passado, do meu grupo foram seis pessoas. E dessa vez está o dobro. Queriam mais, mas só que não teve mais como organizar o carro. Se brincasse ia dar em torno de mais de 20 só do meu grupo, porque o pessoal quando vê, abraça a ideia. A gente agradece o apoio da prefeitura, de vocês da imprensa que tá aqui cobrindo e pra gente é fundamental o apoio de vocês, é um incentivo ainda mais pra gente repetir o próximo ano de novo, se Deus quiser”.

Newma Nielli de Moraes Souza, assistente administrativa, pedala há quatro anos, sendo há dois anos e meio com a equipe do Ciclobeer e fala sobre a experiência dela com a prática esportiva. “Eu acho maravilhoso. A gente se junta e pedala, vai pra vários pedais: cachoeira, a paisagem, curte muita coisa bonita, graças à bike, que me mostrou uma outra vida, uma outra qualidade de vida, não só em lazer, mas também em saúde. Eu sempre fiz atividade física na verdade, eu já fiz capoeira um tempo atrás, academia também, eu nunca deixei de praticar esporte, mas eu me apaixonei pela bicicleta, e não consigo ficar uma semana sem pedalar. Eu tive um início de depressão e ela foi que me tirou realmente, eu saía chorando e voltava sorrindo. E depois de conhecer muitos lugares, me trouxe o contato com a natureza, me trouxe uma paz de espírito muito grande. E a quantidade de gente que eu conheci nos outros grupos, como gente de São Lourenço da Mata, de Vitória de Santo Antão, Pombos, é maravilhoso. Eu procuro manter a rotina de um dia sim, um dia não. Agora no domingo a gente faz aquele pedal lazer. Eu me junto com o pessoal e é essa maravilha que você está vendo”.

O ciclismo tem tudo a ver com o verão e o grupo participou da abertura do programa “Gravatá, Seu Verão Também é Aqui”, que aconteceu na quinta (16), uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, que visa promover a prática de esportes durante a estação mais quente do ano, com destaque à importância de atividades ao ar livre e a valorização do esporte na comunidade.

Para esta atividade, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal, deu suporte no momento da largada até a saída do grupo pela BR-232.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *