A Paixão de Cristo dos Guararapes estreia no cinema este ano. Desde o ano passado, o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 havia obrigado a direção a encontrar novas formas de exibição. O espetáculo ocorreu de forma híbrida: parte encenado em teatro, parte exibida em vídeo.
Este ano, no entanto, foi feita uma nova abordagem, exclusivamente para ocupar as telas do cinema. A estreia acontece nesta segunda (11), às 19h, no Cinema São Luiz (Rua da Aurora, Boa Vista, Recife).
“São dois olhares, o do teatro e o do cinema, então o desafio foi imenso, mas a grandiosidade e as possibilidades são infinitas. O teatro nos prende, traz limitações pelo espaço físico. Foi uma montagem com centenas de pessoas, no teatro isso é mais complicado de resolver. Enquanto que no cinema tudo é possível, podemos ter várias abordagens, isso criou um novo caminho a se trilhar, e estamos muito felizes”, coloca o diretor teatral Geraldo Dias. Ele conta que, em razão desta experiência, começou a estudar a linguagem do cinema, em busca do aprimoramento.
“Eu busquei assessoria, pessoas que têm experiência com direção e encontrei Chris Olivier, que fez a direção de fotografia. Fomos transformando a linguagem do teatro em linguagem cinematográfica, foi difícil, muitas ideias não se encaixavam, mas chegamos a um denominador. Estou me aperfeiçoando através de cursos e buscando esse olhar diferenciado da cena”, conta Geraldo.
O filme, segundo ele, fala do “sacrifício por amor ao semelhante e a certeza de fazer o que tem que ser feito para que se cumpra um bem maior. A lição de simplesmente amar abre mais uma vez a reflexão do quanto é necessário dar-se ao outro”.
Para gravar as cenas do filme A Força da Paixão, a equipe viajou por várias cidades pernambucanas: além de Jaboatão dos Guararapes, foram gravadas cenas em Itamaracá, Bezerros, Sairé, Belo Jardim e Extremos, no Rio Grande do Norte. “O filme tomou uma proporção tão grande e forte que foi preciso ter um nome próprio, A Força da Paixão, que hoje é mais um produto da Paixão dos Guararapes”, diz o diretor.
Com um elenco robusto, o filme “A Força da Paixão”, da Paixão de Cristo dos Guararapes, conta em seu elenco com Gilberto Trindade como Jesus e Marília Mendes como Maria. Após a estreia no cine São Luiz, o filme será exibido nos dias 12, 13 e 14 no Cine Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão. Haverá também a versão híbrida, com parte feita em vídeo, e parte encenada, nos dias 15,16 e 17 de Abril, aberta ao público, no Centro Cultural Miguel Arraes.
Serviço:
Paixão de Cristo dos Guararapes na estreia do filme “A Força da Paixão”
Onde: Cinema São Luiz
Quando: Segunda (11), às 19h
Onde: Cine Teatro Samuel Campelo
Quando: Terça (12), Quarta (13) e Quinta (14), às 19h
Versão híbrida (encenada e filmada)
Centro Cultural Miguel Arraes (Avenida Dr. Júlio Maranhão, 1668 – Prazeres, Jaboatão)
Quando: 15, 16 e 17, às 19h