A Clínica-Escola de Odontologia da Asces-Unita está ampliando seus atendimentos com a oferta do tratamento com implante dentário. A novidade está disponível para os pacientes que já são acompanhados na clínica e que possuem indicação para o procedimento, dentro do planejamento integrado realizado pela equipe responsável.
O procedimento será conduzido pelos professores, com o auxílio dos estudantes do 9º e 10º períodos do curso de Odontologia. Geralmente, esse tipo de prática é acompanhada apenas por alunos da pós-graduação, portanto, oferecer essa vivência aos estudantes da graduação representa uma inovação no ensino odontológico.
A introdução do implante dentário simboliza um avanço importante tanto para os atendimentos oferecidos à comunidade quanto para a formação acadêmica dos estudantes. A nova modalidade de tratamento amplia o aprendizado clínico dos alunos, que passam a vivenciar na prática uma das opções mais modernas e eficazes da odontologia contemporânea.

Para o professor do curso de Odontologia, Leógenes Santiago, a novidade será relevante para o desenvolvimento dos estudantes. “Essa iniciativa é muito importante do ponto de vista da aprendizagem dos nossos estudantes, pois a inserção da implantodontia dentro dos planejamentos clínicos é uma inovação. É uma característica importante porque atende a uma necessidade, inclusive de mercado, preparando o nosso graduando para o mercado de trabalho e para os novos desafios ao sair da instituição”, destacou.
Além disso, o implante contribui para o desenvolvimento de um olhar mais abrangente sobre o planejamento integrado, permitindo aos futuros cirurgiões-dentistas compreenderem a importância da reabilitação oral completa e individualizada para cada paciente.
Para o estudante do 10º período de Odontologia, Ryan Monteiro, participar dessa experiência é motivo de orgulho. “Esse procedimento geralmente é visto em cursos de pós-graduação, e hoje nós temos a oportunidade de vivenciá-lo ainda na graduação. É muito gratificante ver que estamos sendo preparados para o mercado de trabalho, tendo contato com todas as especialidades odontológicas durante a formação”, afirmou.
A ampliação dos atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas é resultado de uma parceria com a empresa Titaniumfix, de São Paulo, que fornece suporte técnico e os materiais necessários para a instalação dos implantes, além de colaborar com a fase de reabilitação dos pacientes.
A primeira paciente a receber o procedimento na clínica-escola foi Simone Alexandre de Sousa, funcionária da Asces-Unita há 11 anos, que expressou sua satisfação em participar desse momento. “Hoje estou realizando um grande sonho. Confio nesta instituição de olhos fechados e estou muito feliz por ser a primeira paciente modelo a realizar esse procedimento cirúrgico com os estudantes da graduação”, afirmou.
O implante dentário é uma solução moderna e duradoura para a substituição de dentes perdidos. Ele consiste em um pino de titânio inserido cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila, que substitui a raiz do dente e serve de base para a fixação de uma coroa (dente artificial). O titânio é um material biocompatível e, durante o processo de osseointegração, o osso se funde ao implante, garantindo estabilidade, função mastigatória e estética ao sorriso.
Com essa nova possibilidade de tratamento, a Asces-Unita reafirma seu compromisso com a inovação no ensino odontológico e com a prestação de serviços de qualidade à comunidade.
