Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Clóvis Pereira ganha celebração dos seus 92 anos no Teatro de Santa Isabel

Clóvis Pereira ganha celebração dos seus 92 anos no Teatro de Santa Isabel

  • Cultura

Nesta quarta (8) e quinta-feira (9), às 20h, no Teatro  de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), sob a regência do Maestro Lanfranco Marceletti, prestará uma homenagem ao Maestro Clóvis Pereira pelos seus 92 anos completados este mês. Uma vida profícua em produção, ensino e divulgação da música no Brasil e no mundo, que poderá ser apreciado pelo público pernambucano no icônico palco secular da Praça da República. Os ingressos poderão ser retirados por meio do aplicativo ou site Conecta Recife, nos dias do concerto, e também na bilheteria do teatro. A entrada é gratuita. 

Filho do maestro homenageado, Clóvis Pereira Filho, também ele maestro, fala com emoção sobre a execução da obra: “Meu pai ter me presenteado musicalmente com uma peça tão brilhante me faz sentir orgulhoso por ter essa oportunidade de trazer esse espetáculo para o Teatro Santa Isabel, com a Orquestra Sinfônica do Recife”. 

No repertório, o Concerto para Violino e Orquestra em Lá Maior, que o maestro homenageado dedicou ao nascimento de Clóvis Pereira Filho, que hoje em dia é o Spalla da orquestra e se apresentará como solista.  Outro tema dessa duas noites será a Sonata para violino e piano, do compositor Heitor Villa-Lobos, que foi orquestrada para orquestra sinfônica pelo próprio maestro Clóvis Pereira em 2015. 

Seu trabalho é reconhecido pela produção de frevos, caboclinhos, maracatus e também obras para coro e orquestra, além de peças sinfônicas. A composição do disco Grande Missa Nordestina (1979) está entre os mais reconhecidos ao unir o popular com a música clássica. Em 1970, participou ativamente da criação do Movimento Armorial. A convite de Ariano Suassuna, compôs as primeiras obras representativas do marco estético cultural pernambucano.

BIOGRAFIA – Nascido na cidade de Caruaru (PE), em 14 de maio de 1932, Clóvis Pereira dos Santos é compositor, regente e pianista. Filho do clarinetista Luiz Gonzaga Pereira dos Santos, da Banda Musical Nova Enterpe, Clovis mudou-se para o Recife em 1950, iniciando o estudo de piano no Conservatório Pernambucano de Música. 

Estudou também na Escola de Belas Artes da UFPE, complementando a formação com o maestro Guerra Peixe, com quem estudou harmonia, composição e orquestração. 

Em 1964, ingressou na Orquestra Sinfônica do Recife. No mesmo ano, foi convidado para atuar como professor de Teoria Musical e Harmonia nas Universidades Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Viajou aos Estados Unidos, em 1974, como regente do Coral Universitário da Paraíba. Formou-se pela Berklee College of Music (Boston) em Harmonia Moderna e Orquestração. 

Assumiu, em 1983, o cargo de Diretor-Superintendente do Conservatório Pernambucano de Música, onde permaneceu por quatro anos. Participou do Music School Administrators, a convite do governo dos Estados Unidos. Em 2000, sob sua regência, a Orquestra Sinfônica do Recife executou seu poema sinfônico Terra Brasilis, composto em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil.

  • SERVIÇO
    Concerto Oficial da Orquestra
    Sinfônica do Recife – 92 Anos de Clóvis Pereira
    Teatro de Santa Isabel
    Dias 08 e 09 de maio de 2024
    às 20h
    ENTRADA GRATUITA
    https://conecta.recife.pe.gov.br/

Programa:
. Tchaikovsky – Romeu e Julieta
. Francisco Mignone – Lundu/Congada
. Villa-Lobos – sonata-fantasia, Désespérance
. Clóvis Pereira – Concertino em Lá Maior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *