Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Comissão de Direitos Humanos da Alepe comemora derrubada do muro no Pontal de Maracaípe

Comissão de Direitos Humanos da Alepe comemora derrubada do muro no Pontal de Maracaípe

  • Política

A deputada estadual Dani Portela (PSOL), presidenta da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Alepe, comemora a derrubada do muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca. A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) realizou, nesta quarta-feira (14), a demolição da construção ilegal por reconhecê-la como prejudicial à preservação do meio ambiente (o local é uma área de desova de Tartarugas Marinhas) e à atividade comercial.

Para a presidenta da CCDHPP, Dani Portela, a derrubada do muro é uma conquista do povo. “A demolição desse muro é um marco na luta das marisqueiras, barraqueiros e trabalhadores de Maracaípe. É uma vitória para todo o povo pernambucano que resiste contra a privatização das praias. Nossa missão é continuar assegurando às pessoas o direito de ir e vir e conquistar o seu sustento”, destacou a parlamentar.

Entenda o caso:
Desde junho de 2023, a CCDHPP vinha recebendo denúncias de moradores e trabalhadores da localidade sobre o fechamento do acesso à praia, os prejuízos causados pela construção e ameaças constantes do empresário responsável pelo muro. Em maio de 2024, a comissão realizou uma Audiência Pública com o objetivo de traçar encaminhamentos com os moradores do Pontal e o poder público. Foi nesta ocasião que a CPRH determinou a derrubada.

Diante da recusa do responsável em cumprir a determinação, a Comissão mobilizou órgãos do poder público, realizou reuniões com a Prefeitura de Ipojuca e manteve diálogo com os moradores e trabalhadores de Maracaípe. Em outubro de 2024, após análise do parecer da CPRH, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou a remoção e estipulou uma multa diária de R$10 mil em caso de descumprimento da medida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *