Levantamento recente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), mostra que a venda de antidepressivos e estabilizadores do humor aumentou 11% entre 2022 e 2023. A vida acelerada e a sobrecarga das atividades e responsabilidades constantes contribuem para este aumento, mas é preciso fazer um esforço pessoal para se reconectar com sua essência para encontrar um novo significado para a vida.
Essa busca por bem-estar sustentável se torna cada vez mais essencial principalmente para as mulheres, que têm mais probabilidade de desenvolver transtornos como depressão e ansiedade do que homens.
Por que a saúde mental das mulheres é mais afetada?
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, as mulheres têm duas vezes mais risco do que os homens de sofrerem com doenças relacionadas à saúde mental.
No Brasil, um estudo da ONG Think Olga, divulgado em 2023, aponta que 45% das mulheres brasileiras apresentam um diagnóstico de ansiedade, depressão, ou algum outro transtorno mental, no pós-pandemia da Covid-19.
Como explicar essa prevalência? Diversos fatores contribuem para a maior vulnerabilidade das mulheres a essas doenças. Entre eles, estão condições sociais (leia-se pobreza e dificuldades econômicas como perda de poder aquisitivo ou endividamento), violência de gênero, desigualdade salarial, dupla jornada de trabalho, a pressão estética potencializada pelas redes sociais e o acesso limitado a serviços de saúde mental, especialmente nas classes de baixa renda.
O que é o PERMA?
O PERMA é um modelo desenvolvido pelo psicólogo americano Martin Seligman e que vem se destacando no debate sobre a prevenção de transtornos mentais, o que o torna de interesse especial para as mulheres.
O especialista indica cinco pilares fundamentais para alcançar o bem-estar: emoção positiva, engajamento, relacionamentos, significado e realizações, que nesta teoria, é quando se chega à felicidade duradoura.
Mas engana-se quem pensa que não haverá adversidades nessa jornada. Pelo contrário, o método idealizado por Seligman visa justamente o desenvolvimento dessas habilidades para que a pessoa possa enfrentar, com mais eficiência e leveza, os momentos de dificuldade com os quais vai se deparar várias vezes ao longo da vida.
Saúde mental requer conexões positivas
Para o psiquiatra Ziyad Abdel Hadi, “a prevenção em saúde mental precisa ser trabalhada pelo indivíduo, estabelecendo conexões positivas diante da vida como um novo propósito”.
“É necessário colocar em prática algumas virtudes, como a esperança, o otimismo, a gratidão e o perdão”, acrescenta o médico, que é coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada da instituição de ensino BWS
Segundo Ziyad Hadi, “o modelo PERMA busca exatamente esse objetivo e foca na transformação do indivíduo para que ele esteja satisfeito diante da vida”.
Quais os pilares do PERMA?
O “P” trata das emoções positivas – positive emotions – para encarar os desafios com mais energia. Observe, se encante pelo dia de sol, agradeça e sorria. Aprecie o momento presente!
O “E” fala do engajamento – engagement – sobre a interação, com outro ou da participação efetiva nas atividades laborais ou não, mas que proporcionem envolvimento e realização.
Os relacionamentos, ou simplesmente o “R” – relationships – são importantes para que o indivíduo tenha contato com outras pessoas. “Os laços afetivos, com a família, amigos, além do amor, oferecem compreensão e segurança”, esclarece Ziyad Hadi.
O “M” – de meaning – se refere ao significado. É quando o indivíduo identifica seu propósito verdadeiro, com ele, a sociedade, a família, o trabalho e até uma causa social, que acredite e faça diferença na comunidade.
Já o “A” – de accomplishment em inglês (realizações em português) é bastante subjetivo e diferente para cada pessoa. Esse pilar representa a celebração da vitória, imensurável, mas é algo que foi alcançado e conquistado pelo indivíduo.
O desafio é como, no atual cenário da sociedade – em que o trabalho ganha mais espaço que a vida pessoal – reescrever nossa história e seguir o modelo criado por Martin Seligman? Para Ziyad Abdel Hadi, esse caminho exige um exercício diário.
“Vida é abertura, com muitas possibilidades, mas também se torna necessário aprender a colocar limites. Saber dizer não, por exemplo, pode ser libertador, a depender do contexto”, finaliza.
Sobre a BWS
A BWS é referência em pós-graduação médica, em diversas áreas, como Dermatologia, Endocrinologia, Nutrologia, Medicina Estética e Esportiva, Psiquiatria com Prática Clínica e Psiquiatria da Infância e da Adolescência, com mais de 30 anos de experiência, além de convênios com universidades, instituições públicas e privadas. Reconhecida pelo MEC, a instituição integra o Grupo Educacional Primum, sediado em São Paulo.
Sobre Grupo Primum
O Grupo Educacional Primum reúne instituições de renome para oferecer cursos específicos para a área da saúde, de formação abrangente e de alta qualidade. Com objetivo de proporcionar conteúdos e metodologias tecnológicas de ponta, atende às necessidades dos profissionais que buscam conhecimento especializado nas áreas da saúde e negócios.
Foto: frankreporter/iStock