O Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, será palco da primeira edição da Festa Literária das Periferias de Pernambuco (Flup), que acontece de 10 a 14 de setembro. Após se consolidar como um dos principais encontros literários do país, a Flup chega ao Recife para transformar o espaço em um grande palco de celebração da palavra, da diversidade e da cultura popular.
A abertura oficial será nesta quarta-feira (10), às 18h30, com programação gratuita e aberta ao público diariamente, das 15h às 22h. Com o tema “Saberes Conectados: Negritude em todos os espaços”, o evento valoriza a potência criativa das periferias, a força da negritude e o papel da literatura como instrumento de transformação social.
A programação inclui rodas de diálogo, saraus e lançamentos de livros, reunindo importantes nomes da literatura brasileira, como Itamar Vieira Junior, autor do premiado Torto Arado.
Segundo o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, a Flup reforça a missão dos Compaz:
“A Flup chega para reafirmar que os Compaz são espaços de encontro, diálogo e produção de conhecimento. É uma festa que valoriza as vozes das periferias e fortalece o acesso à literatura como direito de todos e todas”, destacou.
Flup: uma trajetória de reconhecimento
Criada em 2012, no Rio de Janeiro, a Flup já recebeu prêmios internacionais, como o London Book Fair (2016), e nacionais, como o Jabuti (2020), na categoria Fomento à Leitura. Em 2023, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial pela Assembleia Legislativa do RJ. Agora, em sua chegada a Pernambuco, a festa consolida o Compaz Eduardo Campos como polo cultural de referência, unindo cidadania, arte e educação.
Serviço
Festa Literária das Periferias de Pernambuco (Flup)
Local: Compaz Eduardo Campos – Av. Aníbal Benévolo, S/N – Alto Santa Terezinha, Recife – PE
Data: 10 a 14 de setembro
Abertura: 10/09 às 18h30
Programação diária: 15h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram @flup.pe2025
