Estão abertas até a próxima sexta-feira (6) as inscrições para o Curso de Encanadoras nos municípios de Vitória de Santo Antão e Camaragibe. O cadastro, que é feito pela Internet, pode ser realizado também neste fim de semana. A iniciativa é promovida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE).
Serão selecionadas 100 mulheres das duas cidades para uma nova formação profissional. Cada cidade terá duas turmas (manhã e tarde), e cada turma terá 25 vagas. As inscrições serão realizadas, gratuitamente, exclusivamente pelo site do SENAI.
As candidatas precisam ter idade superior a 18 anos, residir nos municípios indicados e comprovar a conclusão do ensino fundamental ou médio. A carga horária do Curso de Encanadoras é de 160 horas e envolve aulas teóricas e práticas, propiciando às alunas adquirir conhecimentos técnicos necessários para garantir que as atividades a serem desenvolvidas atendam às normas de segurança e eficiência, além de incorporar boas práticas sustentáveis.
Após a conclusão do curso, as candidatas estarão habilitadas para atuar no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades que envolvem instalação, manutenção e reparo de sistemas hidráulicos em casas e edifícios residenciais, comerciais e industriais.
Segundo o diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa, Douglas Nóbrega, as duas novas turmas estão inseridas dentro de um pacote de 30 que serão oferecidas em várias cidades do interior e RMR, com o objetivo de descentralizar as oportunidades para uma nova formação profissional em uma área considerada predominantemente masculina.
O projeto foi lançado pela Compesa na RMR, também em parceria com o SENAI. Em 2023, foram capacitadas 53 mulheres nos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. “No Recife, diversas participantes já estão inseridas no mercado de trabalho por meio da iniciativa e estamos sempre conversando com as empresas contratadas pela Compesa para que elas abram espaço para um processo seletivo com as mulheres formadas pelos Cursos de Encanadoras”, ressalta Douglas Nóbrega.