A Zona da Mata Morte de Pernambuco vai ganhar um Centro Tecnológico de Inclusão Digital e Social que visa incluir pessoas em vulnerabilidade social no meio digital e social através de suas atividades cotidianas. As obras serão finalizadas neste mês de novembro e a inauguração do espaço está prevista para o dia 19 de dezembro. O edifício fica no município de Lagoa de Itaenga e é uma iniciativa da Associação Conexão Social (ACS), uma Organização Não Governamental (ONG) que atende crianças, adolescentes, jovens, mulheres e pessoas idosas. Todas as aulas são gratuitas.
O Centro Tecnológico está sendo construído por meio de incentivos para o desenvolvimento dos Projetos Conectas Vidas e Passaporte Digital, que são realizados pela Conexão Social. O local contará com uma superestrutura com recepção, elevador, salas tecnológicas, refeitório, auditório, salas administrativas, área de lazer, incluindo piscina para hidroginástica, entre outros. No espaço serão atendidas de forma direta aproximadamente 600 beneficiários, e de forma indireta cerca de duas mil pessoas.
“Estamos engajados em concluir todo o espaço dentro do planejamento para que possamos oferecer a população de Lagoa de Itaenga e região mais possibilidades de acessibilidade à grade de cursos que já ofertamos, mas estamos preparando tudo com muita dedicação para expandir ainda mais”, destaca a coordenadora da ACS, Iaura Lima.
Entre as iniciativas da ACS, destacam-se o Projeto Conecta Vidas – Inclusão Digital e Social na Terceira Idade é financiado pela Prefeitura de Lagoa de Itaenga, pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Lagoa de Itaenga e pelo Nubank. Já o Projeto Passaporte Digital – Formação, Tecnologia e Inovação, consiste na formação profissional de adolescentes e jovens nos meios digitais, e possui o financiamento da Prefeitura de Lagoa de Itaenga, do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Cantu Pneus, da Copa Energia, da Elecnor do Brasil e do Nubank.
Muito bom