O projeto “Contos e Cantos de Santino Cirandeiro” será lançado oficialmente nesta sexta-feira (23), às 17h, na Casa Irmã Guerra, em Nazaré da Mata, com a exibição de nove documentários de curta duração e nove podcasts. Este projeto cultural, aprovado no edital FUNCULTURA MÚSICA, do Governo de Pernambuco, busca resgatar e preservar a memória do mestre da ciranda Santino Justino de Souza, mais conhecido como Mestre Santino Cirandeiro, um ícone da cultura popular pernambucana.
Com produção executiva da Terno da Mata Produções e sob a coordenação geral de Sérgio Melo, o projeto “Contos e Cantos de Santino Cirandeiro” realiza uma profunda pesquisa etnográfica e social, que culmina em um resgate inédito das histórias e obras do mestre cirandeiro. As pesquisadoras Cristiane Dias, doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), e Kárin Albuquerque, mestranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lideram o trabalho sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Januário, também da USP. O projeto revela a trajetória de Santino, explorando seus cadernos de composições e músicas gravadas, para evidenciar a criação e a importância de seu legado para a cultura pernambucana e a academia.
Nesta sexta, no lar de idosos Casa Irmã Guerra, atual residência de Mestre Santino, de 84 anos, o projeto realizará a exibição dos vídeos produzidos acompanhada por uma roda de diálogo e um pocket show com cirandeiros do Coletivo de Cirandas de Pernambuco, entidade à qual o mestre é vinculado. Os vídeos contam com a participação de Maestro Belarmino (Sapatão), Mestre Barachinha, Mestre João Paulo, Mestre Valdecirio (Bejú), Mestre Zé Rufino, Nal Caboclo, Marcos Oião, Jaime Correia e o Prof. Carlos Sandroni.
Esta ação em Nazaré da Mata faz parte da contrapartida social do projeto, celebrando a trajetória de Santino com seus amigos, músicos, mestres de maracatu, pesquisadores e outros membros da comunidade.
Resgate Cultural e Reconhecimento Acadêmico
Além dos nove documentários de curta duração e nove podcasts, que estão sendo lançados em Nazaré e nas plataformas de streaming e redes sociais até o final de agosto, como Instagram, YouTube e Spotify, a pesquisa resultará em um artigo científico, atualmente em análise para publicação em uma revista de ciências sociais, trazendo visibilidade acadêmica às contribuições de Mestre Santino.
Sobre Mestre Santino Cirandeiro
Com 67 anos de dedicação à cultura popular, Mestre Santino Cirandeiro é o cirandeiro mais antigo em atividade em Pernambuco, reconhecido nacionalmente pelo edital Cultura Viva Sérgio Mamberti, através do prêmio Mestre Lucindo, e pelo Governo do Estado de Pernambuco, que lhe concedeu o título de Mestre da Cultura Popular Ariano Suassuna em 2023.
Mais informações: @ternodamata @santinocirandeiro
Créditos e Realização
Produzido pela Terno da Mata Produções e incentivado pelo FUNCULTURA/FUNDARPE/SECULT-PE/Governo de Pernambuco, o projeto “Contos e Cantos de Santino Cirandeiro” é uma iniciativa que valoriza e eterniza a contribuição de Santino Cirandeiro para a cultura pernambucana, garantindo que seu legado continue a inspirar futuras gerações.