Criado em 1999, o modelo de trabalho ‘coworking’ ainda está se consolidando no Brasil, ancorado em proporcionar um ambiente produtivo, inovador e colaborativo. O formato pode render bons resultados, dependendo da interação e trocas que podem acontecer no local. No coworking da FOZ Inovação, que também é uma incubadora de startups localizada dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), a prática tem ajudado a formar parcerias e trazer clientes.
“Quem está dentro de um coworking passa a fazer parte de uma grande comunidade, com espaços de interações, ideias e compartilhamento”, diz Philippe Magno, diretor da FOZ Inovação. Um exemplo disso é a ProApp, startup de digitalização de processos relacionados à consultoria de gestão para negócios da alimentação, que entrou como incubada e utiliza bastante o espaço de coworking da FOZ desde 2022.
“Uma vantagem é a redução e otimização dos custos, porque temos uma estrutura de alto nível e bem equipada, com salas e outros ambientes para acolher toda a equipe. Isso conta muito para o desenvolvimento de nosso trabalho”, conta Anderson Lago, CEO da ProApp. Ele ainda reforça que esse ambiente foi um dos responsáveis pela conquista de diversas parcerias. “Já tive reuniões com a FPS e com o IMIP, o que ajudou a validar nossos serviços, ideias e produtos. Toda essa estrutura aumenta nosso valor agregado e facilita ainda a conexão com os nossos clientes, porque fazemos reuniões no espaço. Esse é um diferencial que também está nos fazendo ganhar mais clientes”, afirma.
Ambiente propício – O espaço da FOZ tem ainda a vantagem de estar dentro de um ecossistema de educação e saúde, já que o Campus da FPS, além dos oito cursos de saúde, reúne um complexo com clínicas de odontologia, fisioterapia e o IMIP como campo de prática. ”Quem chega acaba fazendo parte de uma grande comunidade, com bastante networking entre startups e empreendedores, além de serviços no Campus abertos ao público como academia, crossfit, cafeteria, clube esportivo, estacionamento e espaço para eventos”, reforça o diretor.
Sobre Programa de Incubação da FOZ
A FOZ, além de oferecer todo suporte estratégico para o negócio, trabalha junto com a FPS e o IMIP, como parceiros, para realizar validações técnicas e de mercado por meio de pesquisas científicas. Atualmente, seis startups estão em processo de incubação: Cinco, Prol Educa, Proapp, Clube de Compra, SW e CFIT.
“Além de todo benefício para as startups e para o IMIP, essa é também uma oportunidade dos estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde participarem das pesquisas, se conectando ao mercado de inovação e ampliando oportunidades de atuação no mercado”, finaliza Philippe Magno. A FOZ fica localizada dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Avenida Mascarenhas de Morais, 4861, no bairro da Imbiribeira.