Cerca de 80 crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais do Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo, instituição com 40 anos de atuação em Camaragibe, terão a oportunidade, neste sábado (03), de conhecer um cinema pela primeira vez. A programação inclui uma manhã completa com filme, pipoca e refrigerante no Cine Royal, localizado em São Lourenço da Mata.
A atividade integra as vivências práticas dos projetos “Ler Pra Ser” e “A Gente Não Quer Só Comida, A Gente Quer Comida, Diversão e Arte”, realizados nas comunidades Bondade de Deus II e Alto do Santo Antônio, respectivamente. Ambos são desenvolvidos em parceria com a Liga Criativa e têm como objetivo fortalecer a literatura como um direito humano, promovendo o debate de temáticas sociais por meio da contação de histórias, mediação de leitura e jogos teatrais.
Atualmente, três turmas participam das ações. Ao longo de quatro meses, os grupos se reúnem duas vezes por semana para ciclos formativos. Nesta edição, o tema trabalhado é “Identidade Cultural”, com atividades que dialogam com a realidade dos participantes em suas comunidades e com as manifestações culturais da cidade, do estado e do país.
Como apoio pedagógico, cada turma conta com uma Caixa de Histórias — uma biblioteca itinerante em formato de caixa com rodas — equipada com um acervo de 30 livros que abordam os temas do projeto. As obras são utilizadas em atividades de leitura, interpretação, desenho e construção de diálogos.