Crianças atendidas no Centro de Reabilitação Funcional e Cognitiva (CRFC) do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no Bairro das Graças, participaram de uma comemoração de Carnaval na manhã da última quinta-feira (27), acompanhadas por equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, neuropsicopedagogos, músicos, entre outros profissionais. A festa foi realizada no estacionamento do setor de Pediatria e contou com o bloco “CRFC na Folia”, formado pelos pequenos pacientes.
No evento, que contou com a participação do diretor do HSE, Rogério Ehrhardt, crianças, mães e familiares saíram um pouco do ambiente das terapias para dançarem ao som de muito frevo e se divertir com o desfile de fantasias, como Fada, Bananas de Pijama, Mario e Luigi, Passista de frevo, Pirata, Homem-Aranha e outras que coloriram o ambiente. “Oferecemos esse momento para eles porque sabemos como é importante a descontração, a integração e a socialização para o bom resultado dos tratamentos. Hoje a terapia foi diferente: dançar, pular, lanchar e tomar raspa, raspa”, explica Jayna Seabra, gestora do Ambulatório Neurodivergente.
Entre as atrações que chamaram a atenção na festa, estavam os cachorros da raça Golden Retriever, Gibbs e Aurora, que integram o projeto de Terapia assistida por animais e participam de atividades, uma vez por semana, com as crianças. A descontração tomou conta da folia com o banho de mangueira, que refrescou o grupo.



A Técnica em Enfermagem, Perpétua Santos é mãe de Yasmin Vitória Barbosa, de seis anos. A menor tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esse espaço é muito importante para o tratamento de Yasmin, ela amou”, comemora Perpétua.
Quem também achou maravilhoso foi Maria Luísa,17, que também tem TEA e deficiência intelectual. Ela estava vestida de verde, dançou, pediu música e aproveitou muito. A mãe, Cláudia Vicente ficou tão animada quanto a filha. “Estamos muito felizes com o atendimento do Centro, estou arrepiada com essa alegria, essa energia”, conta a funcionária da área de saúde.
O Centro de Reabilitação Funcional e Cognitiva do HSE atende a 180 crianças neuroatípicas e oferece terapias com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neuropsicopedagogo, psiquiatra e neuropediatra, além de musicoterapia, terapia assistida por animais, entre outras.