No Dia do Dentista, comemorado nesta segunda-feira (25/10), a cirurgiã-dentista, Mariana Cordeiro, aproveita para lançar um novo momento em sua vida profissional. Com 20 anos de experiência, ela está unindo técnicas de empreendedorismo e odontologia para ajudar profissionais a desenvolver rotinas criativas e empreendedoras no atendimento ao paciente no consultório.
Mariana atuou durante 13 anos na Odontocape, um conceituado Centro Odontológico de Pernambuco. Além disso, traz em sua bagagem experiências como coordenadora de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), Especialização em Implantes Dentários e, como gosta de ressaltar, uma Carnegiana entusiasta das Relações Humanas.
Apesar de estar realizada no mercado de trabalho, a dentista sentiu a necessidade de empreender e colocar em prática sonhos antigos que também pudessem auxiliar futuros profissionais. Como o mercado odontológico está cada vez mais competitivo, segundo dados levantados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil concentra quase 20% dos dentistas do mundo. Sendo assim a lei da oferta e da procura no Brasil está cada vez mais desproporcional.
“Antigamente, a maioria dos dentistas desejava se formar e montar um consultório, formar uma clientela fiel e trabalhar até se aposentar como autônomo. Hoje em dia isso mudou. Como em todas as profissões, o crescimento e a satisfação profissional é muito importante para a carreira de muitos dentistas. Além disso, a graduação de Odontologia tem pouquíssimas ou nenhuma disciplina voltada para administração e empreendedorismo no consultório particular, fazendo com que o dentista, nas primeiras dificuldades do mercado, parta para a famosa guerra de preços, na qual todos perdem: o paciente, o dentista e a profissão”, comentou Mariana.
Analisando essa situação de mercado, Mariana começou a oferecer o serviço de monitoria para recém-formados e estudantes de Odontologia, onde eles passam por todas as fases para empreender e construir um consultório de sucesso. “A prática odontológica aliada a prática do empreendedorismo resulta em profissionais bem-sucedidos, mais seguros nos planejamentos e investimentos a serem feitos e prontos para oferecer o melhor para os seus pacientes”, disse.
O lado mentora ficou mais evidente quando Mariana foi encontrada nas redes sociais por uma antiga paciente, que terminou escolhendo a profissão de dentista para si por causa do atendimento que recebeu dela quando criança. O fato de influenciar e inspirar pessoas abriu um novo leque profissional para a cirurgiã-dentista, que inicia, neste Dia do Dentista, um novo projeto em suas redes sociais e de negócios com o lançamento de um vídeo sobre a jovem que virou cirurgiã-dentista por causa dela.
Para conferir o vídeo basta acessar: