A reeleição do deputado Álvaro Porto (PSDB) para o biênio 2025/2026 na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi mais uma demonstração pública do desgaste na relação entre os poderes no estado, algo que não é bom para nenhuma das partes e difícil de prever as consequências.
De um lado está a gestão Raquel Lyra (PSDB) em seu primeiro ano à frente do Poder Executivo. O período vai ficar marcado por conflitos com a Alepe, numa queda de braço onde cada vez mais se percebe a fragilidade da articulação política do Palácio do Campo das Princesas. Ainda há tempo de reverter o mal estar e fazer a gestão se comunicar melhor com o Lesgilativo, mas será preciso ampliar o diálogo, que é a queixa mais frequente dos parlamentares.
Do outro lado, estão o presidente Álvaro Porto, a quase totalidade dos deputados estaduais e uma enorme disposição para esticar a corda, que uma hora pode arrebentar. O rolo compressor da Alepe em cima do governo, se continuar como se tem observado nos últimos meses, pode atrair a opinião negativa da sociedade civil. Se é preciso ampliar o diálogo, é preciso para os dois lados, já que ambos estão para servir aos interesses da população, tarefa difícil quando o gasto de energia é para provar quem pode mais.
Mal estar diplomático
A fala do presidente Lula (PT) esta semana equiparando o contra-ataque de Israel aos atos terroristas do Hamas na guerra, causou um mal estar diplomático. Lula disse que “se o Hamas fez um ato de terrorismo, o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo”. A opinião foi considerada “perigosa” pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). A entidade da comunidade judaica repudiou a declaração, dada em um momento em que o País precisa retirar mais brasileiros da Faixa de Gaza.
Republicanos com Elias
Em Jaboatão dos Guararapes, o pré-candidato do PT à prefeitura, Elias Gomes, recebeu o apoio do Republicanos para as eleições de 2024. Gomes publicou o anúncio no instagram após encontro com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e que contou com a participação do secretário de Saneamento do Recife, Tomé Franca, e do presidente do Republicanos em Pernambuco, Samuel Andrade. No próximo domingo (19), haverá um evento aberto ao público para formalizar a aliança. O ato será no Hotel Barramares, no bairro de Piedade. O encontro deve reunir as principais lideranças do partido e de legendas aliadas, como o PV e o PCdoB, que com o PT integram a federação Brasil da Esperança.
Fotos: reprodução/redes sociais @raquellyraoficial e @alvaroportope