Nesta terça-feira (8), das 15 às 17h, um grupo com 22 crianças da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, instituição referência em educação inclusiva – localizada nos arredores do Morro da Conceição, em Casa Amarela, terá uma tarde voltada para atividades lúdicas e educativas no espaço do Quarto Infantil com Brinquedoteca da CasaCor PE. No local, os pequenos, com idades em torno de 8 anos, irão participar de contação de histórias com a escritora, Drica Shinohara, e show de mágicas com Rodrigo Lima, além de distribuição de lanche.
A ação, em comemoração ao Dia das Crianças, será promovida pela DuoPL Arquitetura – empresa responsável pela concepção do ambiente – em parceria com a Evviva e a Empório da Luz. A ideia de promover as atividades surgiu a partir da conexão da concepção do projeto do Quarto Infantil com Brinquedoteca que traz como referência o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com influências que remetem desde a sua arquitetura, passando pelas suas tradições e costumes.
Foi lá que, depois de algumas visitas, as arquitetas Carolina Puttini, Catarina Lins e Mariana Perazzo, sócias na DuoPL Arquitetura, viram crianças soltas, rindo, brincando e correndo pelas ruas e praças atrás de uma bola. Nada de tecnologias! Tudo ali, ao alcance de todos, na maior simplicidade e fazendo a alegria da garotada. As vivências que elas experimentaram renderam reflexões que se traduzem no espaço que traz diversos elementos que lembram a “infância de antigamente”, aquela época que até hoje dá saudade. Um local de interação, capaz de entreter e manter as crianças longe das telas.
Essa relação das brincadeiras de antigamente com o não uso de nenhum tipo de tecnologia foi o que norteou o desenvolvimento do projeto. “Temos consciência dos danos causados pela dependência dos aparelhos digitais, iniciada desde a infância. Desde as relações pessoais que podem ser seriamente impactadas através de posturas e comportamentos anti sociais decorrentes do uso excessivo de telas, até os problemas físicos associados, tudo é afetado pelo uso precoce e excessivo”, enumera Mariana Perazzo, uma das sócias do escritório.
Foto: Morgana Nunes
“Nossa ideia é incentivar a saúde social e emocional das crianças e promover um resgate da infância tradicional do passado. Utilizamos cores e formas capazes de estimular a interação corporal, através do “olho no olho”, do contato físico, do movimento, do “ser criança” e a demonstração disso. Acreditamos que essa busca pela infância tradicional, reflete na base de uma sociedade mais humana, menos adoecida e que, consequentemente, estamos contribuindo para um mundo melhor. E esse momento de trazer as crianças para dentro do nosso espaço, é uma maneira não só de humanizá-lo, como também uma oportunidade para os pequenos terem esse sentimento de pertencimento do seu bairro, da sua comunidade, valores e história, da cultura, das tradições e, principalmente, do regionalismo associado a isso tudo. É o que queremos transmitir”, pontua a arquiteta.
SERVIÇO:
O quê: Homenagem a um grupo de crianças da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, instituição referência em educação inclusiva, no Quarto Infantil + Brinquedoteca da CasaCor PE. Haverá contação de histórias com a escritora, Drica Shinohara, e show de mágicas com Rodrigo Lima, além de distribuição de lanche.
Quando: terça-feira, 8 de outubro
Horário: 15 às 17h
Localização: Edifício Palazzo Itália – Av. Vigário Tenório, 55, Recife Antigo