Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado nesta quinta (17)

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado nesta quinta (17)

  • Saúde

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que a cada pouco mais de 30 minutos um brasileiro morre de câncer de próstata, o que é muito preocupante, segundo o farmacêutico oncológico Victor Almeida, com atuação no NOA – Núcleo de Oncologia do Agreste, em Caruaru. Ainda segundo o mesmo Instituto, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma). 

Para se ter uma ideia, são estimados uma média de 65.840 novos casos da doença até o final de 2022, também conforme o INCA.

O câncer de próstata (neoplasia que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis) é responsável por quase 30% de todas as mortes de neoplasias malignas do público masculino. O que contribui para o surgimento de novos casos da doença são fatores de risco como sobrepeso, idade avançada, obesidade e histórico. “Embora seja uma doença relativamente comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto, muito por causa dos mitos e preconceitos envolvidos com essa patologia”, considera o farmacêutico oncológico.

O profissional faz outro alerta: “para complicar, o câncer de próstata é uma doença que não manifesta sintomas em seu estágio inicial ou esses sintomas são vinculados a outras doenças, o que dificulta a sua percepção. Dor ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen são sintomas comuns com o avanço da idade e podem ser confundidos com sintomas de outras doenças da próstata e do aparelho urinário.  Em muitos casos, quando ocorre a detecção desse tipo de câncer, o sucesso do tratamento já fica prejudicado”.

O farmacêutico esclarece que a principal razão para o sucesso do tratamento oncológico é o diagnóstico precoce. A captação de pacientes em estágios iniciais contribui significativamente no prognóstico. É por isso que campanhas como o Novembro Azul (criada em 2003 em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: 17 de novembro) são extremamente importantes. “Para o diagnóstico precoce, o ideal é que homens a partir dos 45 anos e que possuam fatores de risco ou homens a partir dos 50 anos e que não possuam fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de próstata façam exames periódicos”.

Entre os exames indicados para o diagnóstico está o PSA (que identifica a concentração de uma proteína que existe na próstata: caso a próstata esteja aumentada, o valor do PSA fica elevado) e o toque retal (através dele, o médico pode identificar o endurecimento da próstata ou a presença de nódulos suspeitos). Já a indicação do tratamento adequado para cada paciente depende de fatores como estado de saúde, estadiamento da doença e expectativa de vida. O tratamento pode ser hormonal, quimioterápico ou cirúrgico. “O câncer de próstata é uma doença que, quando tratada precocemente e monitorada com regularidade, pode se tornar de possível convivência sem muitos atropelos e com qualidade de vida”, como explica o farmacêutico oncológico Victor Almeida.

Victor Almeida explica que, no entanto, para o sucesso do tratamento não bastam os dois fatores citados (tratamento precoce e acompanhamento regular). “É interessante que a população masculina desenvolva uma cultura que privilegie o cuidado da mente e do corpo. Alimentação equilibrada, rotina de exercícios regulares, além de evitar excessos de toda ordem, são fatores que estão associados a uma melhor qualidade de vida e ao não surgimento de doenças graves. Portanto, é fundamental se viver bem para que se viva muito. Viver bem pode ser uma escolha nossa. E, para isso, é necessário fazer exames de rotina, cuidar do corpo e da mente e procurar ajuda especializada sempre que algo de errado acontecer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *