Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Documentário narra as histórias de migração de músicos para o litoral de Ipojuca

Documentário narra as histórias de migração de músicos para o litoral de Ipojuca

  • Cultura

A cadeia produtiva do turismo em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, conta com um personagem importante na engrenagem: o profissional da música. Parte dessas pessoas é proveniente da RMR, interior de Pernambuco, outros estados e países, e migram para um dos principais destinos turísticos brasileiros em busca de melhores oportunidades de trabalho na música ofertadas em pousadas, hotéis, resorts, bares e restaurantes.

O videodocumentário “Cantar e tocar rimam com mar – uma breve história da migração de músicos para Ipojuca” narra as histórias desses “migrantes”, que deixaram suas casas e famílias para viver o processo comum a toda migração, com conquistas, mas também muitos desafios.

Ao mesmo tempo que o profissional encontra trabalho e passa a viver em um dos principais destinos turísticos do país divulgando principalmente a cultura musical pernambucana, ele enfrenta a distância da família, além dos desafios com baixa remuneração, acesso à saúde, moradia e alimentação. Muitos terminam fazendo família no novo endereço e os desafios aumentam.

O material audiovisual é um importante retrato de um momento histórico na região, cujo boom se deu nos anos 2000, mas cujo processo continua. A vinda da categoria para o município tem reflexos na economia, turismo, saúde, educação, infraestrutura e outros segmentos de prestação de serviço do poder municipal.

O projeto tem direção de Jailson Melo Araújo, baterista há 43 anos, nascido no Recife, mas morador de Ipojuca desde 2017. Ele buscou inspiração na própria história de vida ao apresentar o projeto no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo para as Categorias do Audiovisual, promovido pela Secretaria de Cultura de Ipojuca. A produção e roteiro é da jornalista Marcionila Teixeira, as imagens e a edição são de Bianca Galindo e a produção de audiodescrição é de Liliana Tavares.

O videodocumentário tem 15 minutos e será lançado na quinta-feira (12), a partir das 19h, no Bar do Marcão, na Avenida Beira Mar, em Maracaípe, Ipojuca. Além da exibição e debate sobre o material audiovisual, os profissionais da música vão se reunir para confraternizar com uma grande jam session.

Sobre o diretor e proponente do projeto:

Jailson Melo Araújo, conhecido como Jau Melo, é músico profissional registrado na Ordem dos Músicos do Brasil desde 1982, como baterista. Idealizou a banda de música instrumental Kastarrara, onde toca bateria e é compositor. Também integrou a Banda Caetano, que dividiu o palco com Caetano Veloso e Gilberto Gil em shows realizados no Recife. É produtor e diretor artístico dos CDs Instrumental Music Fusion 1 e 2 e da coletânea da Banda Kastarrara, lançados em 1992, 2006 e 2011, respectivamente. Também atuou como produtor e diretor artístico do DVD da Banda Caetano, gravado, ao vivo, no Pátio de São Pedro, no Recife, em abril de 2009. Já tocou com Cátia de França, Edy Carlos, Andreia Luiza, Erasto Vasconcelos, Ívano, Cristina Amaral, Tito Lívio, Irah Caldeira, entre outros. Conquistou, ainda, o Prêmio Acimpe (Associação dos Compositores e Intérpretes de Pernambuco), em 2009, na categoria Banda Revelação, com a Banda Caetano. É músico freelancer e atua no cenário musical do litoral sul de Pernambuco, principal destino turístico do estado.

Foto: Marcionila Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *