A pré-estreia nacional do documentário “Proibido Nascer no Paraíso” vai ser realizada em Fernando de Noronha, no próximo sábado, dia 20 de fevereiro. A película trata sobre a dificuldade de mulheres terem filho na ilha.
Quem não puder assistir à pré-estreia do longa, gravado na ilha, pode conferir o filme em 24 de fevereiro, em uma sessão para convidados. As duas exibições ocorrerão às 20h, com entrada grátis.
As exibições vão acontecer no espaço cultural Muzenza, na Vila dos Remédios. Os produtores informaram que o protocolo de segurança contra a Covid-19 vai ser adotado, com distanciamento entre as mesas, público limitado e uso obrigatório de máscara.
O documentário tem a direção Joana Nin e relata as dificuldades das grávidas da ilha, que são obrigadas a ir para Recife doze semanas antes do parto. O hospital de Noronha não realiza o procedimento. Por isso, os bebês não nascem na ilha. As gravações foram realizadas entre 2017 e 2019. Os produtores registraram histórias de três gestantes: Ione, Harlene e Babalu.
Depois da exibição está programado um bate-papo com os convidados. O longa vai ser exibido nos cinemas a partir de 11 de março. “Será, provavelmente, no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Curitiba. Em maio vai ser exibido na GNT e no Globo Play“, informou a diretora Joana Nin.