Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Em Bezerros, Raquel Lyra e Lucielle Laurentino entregam obra de abastecimento da Adutora do Agreste

  • Política

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a prefeita de Bezerros, no Agreste, Lucielle Laurentino, entregaram, nessa terça-feira (20), a obra de abastecimento da Adutora do Agreste, trecho Caruaru-Bezerros. Esta é a primeira grande entrega do ano na área de abastecimento de água para o município e região. Além da prefeita e governadora, estiveram presentes a vice-prefeita Socôrro Silva, o deputado federal Mendonça Filho, o deputado estadual Joãozinho Tenório, diversas outras autoridades estaduais e locais, secretários, servidores, profissionais de imprensa e população local

“Hoje, um grande sonho da população se torna realidade. A água do Rio São Francisco chega nas torneiras das nossas casas, trazendo esperança e fé em dias melhores para nossa gente. Que felicidade imensa estar ao lado da nossa governadora Raquel Lyra, do deputado Mendonça Filho, do deputado Joãozinho Tenório, e todo esse time de profissionais do Estado, da Compesa, do nosso município, e principalmente do cidadão bezerrense fazendo a entrega das obras de abastecimento da Adutora do Agreste. Sim, a água chegou e nós queremos comemorar isso juntos, afinal sonhamos coletivamente por uma cidade cada vez melhor e de gente feliz”, destacou a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino. 

De acordo com dados da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), cerca de 70% da população bezerrense passa a contar com abastecimento de água diário em suas casas, a partir da entrada em operação da Adutora do Agreste, que traz água do Rio São Francisco. Serão aproximadamente 250 litros por segundo de vazão (o dobro da atual), garantindo mais segurança hídrica e mais qualidade de vida para o cidadão bezerrense. A entrega da obra foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA Bezerros), na Avenida Genivaldo de Andrade Lima, S/N – Loteamento Chico Lemos. 

ADUTORA DO AGRESTE

O trecho Caruaru–Bezerros (Lote 5B) corresponde a aproximadamente 26 quilômetros de adutora, implantada majoritariamente com tubulação de ferro fundido de 800 milímetros de diâmetro. Esse trecho é responsável por conduzir a água até a Estação de Tratamento de Água de Bezerros (ETA Bezerros). Os testes operacionais desse trecho foram iniciados em novembro de 2025 e concluídos em janeiro de 2026, possibilitando o fornecimento contínuo de água para à cidade. O impacto da obra no município de Bezerros é significativo. Após o colapso do Sistema Jucazinho, ocorrido em novembro de 2024, a cidade passou a ser atendida de forma emergencial pelo Sistema Brejão/Araçá, com vazão de aproximadamente 130 litros por segundo. 

Com a chegada das águas do São Francisco, a vazão disponibilizada ao município, praticamente dobrou, alcançando o marco de 250 litros por segundo, reforçando significativamente o sistema de abastecimento. Antes desse empreendimento, a cidade operava com um rodízio severo, no qual a população recebia água por cerca de cinco dias, seguidos de até 25 dias sem água. Com a entrada do novo sistema, aproximadamente 50% do município passou a contar com abastecimento diário, beneficiando diretamente cerca de 65 mil habitantes. A ampliação do abastecimento para os demais setores da cidade será avaliada após o período de estabilização e saturação da rede, estimado em até trinta dias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *