Quem nunca aproveitou o ciclo do Natal e réveillon para fazer a famosa lista de promessas pessoais para o Ano Novo? Alguns desses compromissos já são bem conhecidos, como perder peso, voltar à academia, fazer um curso, mudar de emprego e até arrumar um amor. Nos últimos anos, no entanto, a cirurgia plástica vem ganhando cada vez mais espaço entre essas metas, graças a um empurrão, claro, das redes sociais, que tornaram viral a chamada “busca por sua melhor versão”.
“Ultimamente, uma das resoluções de Ano Novo de muitas pessoas é melhorar a aparência. Percebemos esse movimento nos consultórios”, explica o médico Gerson Julio, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps).
“Essa preocupação é motivada pela busca por melhorias na imagem e na autoestima como mudanças de vida”, acrescenta.
Segundo o especialista, em seu consultório, houve um aumento de 20% nas consultas no primeiro trimestre de 2024, em comparação com 2023, o que reflete essa tendência. “No segundo trimestre, houve um aumento de 16% na procura em nossa clínica”, detalha.
“Um ponto em comum na grande maioria desses casos é que os pacientes relataram que a cirurgia fazia parte da sua lista de decisões do réveillon”, destaca.
Ele frisa que, em sua clínica, os procedimentos mais buscados por quem estabelece a plástica como meta da virada são a lipoaspiração, rinoplastia, abdominoplastia e lifting facial.
O lifting vem ganhando força, o que tem a ver com diversos fatores, entre eles o avanço tecnológico. Esse desenvolvimento vem gerando resultados mais naturais, o que deixa os pacientes mais seguros, com menos receio do que no passado.
“Rejuvenescer deixou de ser sinônimo de esticar. É dar ao rosto um aspecto mais jovial, porém respeitando a individualidade de cada pessoa, preservando a sua identidade e história, para que se obtenha uma aparência mais elegante, mais chique”, enfatiza.
A meta já tenho: e agora?
Se fazer uma mudança no rosto ou corpo é um dos seus objetivos para 2025, a recomendação do dr. Gerson Julio é que, em primeiro lugar, você pesquise se o profissional desejado é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Você pode conferir essa informação no site da organização: https://www.cirurgiaplastica.org.br/.
Outro ponto de atenção fundamental que o dr. Gerson cita é a primeira consulta. “Fuja de profissionais que prometem resultados impossíveis de serem alcançados”, adverte.
“As cirurgias plásticas têm limitações e o médico deve tratar desse assunto com a maior transparência, sem criar falsas expectativas para o paciente. Muitas vezes, existe uma diferença entre o que o cliente quer e o que é possível fazer”, defende.
Beleza em alta
A inclusão das plásticas nas metas do novo ano se enquadra num cenário de crescimento da procura por essa especialidade médica, em todo o mundo. A pesquisa Global Anual da Isaps projeta um aumento na casa dos 8% por ano entre 2024 e 2030.
Apenas em 2023, quando o setor movimentou US$ 82,6 bilhões, a publicação contabilizou 15,8 milhões de cirurgias estéticas e 19,1 milhões de procedimentos não-cirúrgicos.