Com o intuito de proporcionar um ambiente seguro e confortável para crianças e jovens, filhos de trabalhadores informais, que possam estar expostos à prática ilegal do trabalho infantil, o Espaço Cidadania, iniciativa da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), surge como uma alternativa de acolhimento na 24ª edição da Fenearte. O equipamento contará com horário estendido, das 10h às 22h no sábado (13) e domingo (14), e propõe uma programação especial de atividades artísticas e educativas no último final de semana da feira.
Neste sábado, a garotada poderá conferir a performance artística da Palhaça Carambola, a partir das 17h, que com muita música e brincadeiras irá apresentar a beleza do circo para o público. Já no domingo, os pequenos poderão aproveitar a estrutura do Espaço para brincar, jogar, colorir e descansar. O local também oferece alimentação diária para os jovens acolhidos e, durante este final de semana, o almoço será servido a partir das 12h, lanche a partir das 15h e jantar a partir das 18h.
Crianças e adolescentes expostos ao trabalho infantil enfrentam desafios que comprometem seu desenvolvimento. Iniciativas como o Espaço Cidadania são essenciais para garantir que esses jovens tenham acesso a uma infância digna e protegida, promovendo um ambiente onde possam crescer e se desenvolver de maneira saudável.