Ao longo dos meses de outubro e novembro, uma equipe pernambucana estará percorrendo países da Ásia e da Europa na gravação de uma série documental sobre a história do karatê. Denominada ‘Karate, visse?’, a série visa investigar a relação do esporte com o estado de Pernambuco, a partir de uma narrativa histórica, que tem início no Japão.
Nesta etapa internacional, além de cidades japonesas, as gravações percorrerão outras três localidades: Dinamarca, China e Portugal. Na segunda etapa de filmagens, o time também visitará sete cidades pernambucanas (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, São José da Coroa Grande, Bezerros e Caruaru), além de São Paulo e Rio de Janeiro.
“A história do Karatê pernambucano é contada só no boca a boca. Então, a gente sentiu que precisava fazer algo para investigar melhor essa relação, que vai muito além das competições. Por isso, escolhemos países importantes que fazem parte dessa narrativa para explorar essa jornada desde as origens do esporte até o crescimento em Pernambuco”, afirmou o produtor, roteirista e apresentador Ruivão, que também é faixa preta no esporte.
As gravações da série seguem até maio de 2025. O lançamento dos episódios está previsto para outubro de 2026 e contará com legendas em inglês e espanhol.
Foto: Adriano Ruivão