As escolas municipais de Garanhuns fizeram parte da programação da 3ª Semana de Conscientização e Combate ao Racismo. Projeto “Mãe Kalu”, exibição de documentários com temáticas voltadas ao tema e rodas de conversa foram algumas das ações realizadas desde o dia 18 de março nas instituições. Na terça-feira (26), a última escola a receber a iniciativa e encerrar a programação no município foi a Virgília Garcia Bessa.
Nas imagens, o registro da execução do projeto com a educadora da comunidade quilombola Estivas, Aparecida Nascimento.
Com o intuito de levar a identidade do quilombo às comunidades e escolas, fomentando o conhecimento para a superação do racismo, a profissional fez uma releitura do livro Mãe Kalu, da editora Paulus, adaptando de forma lúdica as histórias dos quilombos de Garanhuns. O projeto também faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo foi uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que contou também com a parceria de algumas Secretarias, da Universidade de Pernambuco e o Laboratório em Ações Coletivas e Saúde (Lacs), além da plataforma de documentários e Fast TV dedicada à cultura negra, Cultne.tv.