Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Especialista dá dicas de como manter boa alimentação das crianças durante as férias

Especialista dá dicas de como manter boa alimentação das crianças durante as férias

  • Saúde

A chegada das férias escolares no meio do ano traz mudanças na rotina dos pais e, principalmente, na rotina das crianças. Conciliar hábitos saudáveis com os dias de descanso e diversão é um desafio e requer muita atenção para que a saúde dos pequenos não seja prejudicada. A nutricionista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Lígia Lima, destaca que manter uma alimentação balanceada, evitando comidas com muito sal, açúcar e gordura, é fundamental para repor e garantir a energia da criançada durante o período.

A profissional recomenda um cardápio variado, com frutas, saladas, iogurtes, sucos e sanduíches artesanais, pois além de ser uma opção saudável, tem os nutrientes necessários para assegurar a saúde. Bolos simples e biscoitos sem recheio também podem ser consumidos, sem exageros. “É importante evitar ou limitar o consumo de alimentos industrializados, como biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, frituras e todo tipo de produtos ultraprocessados”, ressalta a nutricionista.

E para estimular o gosto e apetite por uma alimentação saudável, vale também muita criatividade e dinamismo dos pais. “As crianças podem ser estimuladas com atividades lúdicas desenvolvidas na própria cozinha de casa, incentivando que as mesmas preparem lanches e refeições simples como: saladas de frutas, frutas com iogurtes, bolos e biscoitos, sempre sob supervisão de adultos. Levar a criançada à feira livre e locais onde possa haver contato com os alimentos in natura também é uma opção”, orienta a especialista.

Além disso, é importante se atentar aos intervalos de tempo em que os pequenos vão estar se alimentando, pois, apesar da saída da rotina, o ideal é manter os horários das refeições principais, café da manhã, almoço e jantar. O consumo de água, sucos naturais e bebidas refrescantes é outro fator que deve ser levado em conta para manter também a hidratação dos pequenos. O mesmo vale ainda para a retomada das aulas, pois uma alimentação saudável garante a nutrição e a energia necessárias para todas as atividades do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *