Pelo segundo ano consecutivo, a troça “Como tu tamo aqui” – criada em 2024 e formada por pessoas com deficiência – irá compor e abrilhantar ainda mais o desfile do maior bloco do mundo, no dia 14 de fevereiro. Mais que isso, vai abrir o desfile do Galo. As inscrições para quem quiser participar do grupo já estão abertas e vão até o dia 30 de janeiro, através de preenchimento de formulário na plataforma Forms.
Para se inscrever, é necessária a comprovação de que o interessado é PCD, através de laudo médico, bem como apresentação de RG. Após isso, deve aguardar confirmação, prevista para o dia 31. Os participantes receberão uma camisa de troça, que será entregue em local e data a serem divulgados em breve, nas redes sociais do Galo da Madrugada e do Como tu tamo aqui.
“Ao abraçar a troça e criar a ala da acessibilidade, o Galo consolida ainda mais seu compromisso com um carnaval inclusivo e democrático, com um espaço que oferece tradutores intérpretes de libras, audiodescritores e uma equipe anticapacitista pronta pra acolher o público com necessidades específicas de forma adequada”, avalia Liliana Tavares, idealizadora e coordenadora da ala. O trabalho de apoio irá envolver cerca de 25 profissionais.
A Ala da Acessibilidade irá contar com trio elétrico exclusivo e – o chamado “trio da acessibilidade -, com cordão de isolamento e devidos suportes para os brincantes e os profissionais. “Estamos nos preparando para receber cerca de 300 participantes este ano. Cem a mais do que na nossa estreia no Galo, em 2025, quando recebemos participantes tanto de Pernambuco quanto de outros Estados como Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e São Paulo”, conta, entusiasmada, Liliana.
O grupo irá acompanhar o cortejo do Galo por cerca de 3 horas, das 9h ao meio-dia. A concentração, às 7h30, será na Rua Azul, esquina com a Rua Imperial, com saída na Praça Sérgio Loreto e dispersão na Avenida Dantas Barreto, em frente ao camarote da acessibilidade (no Pátio do Carmo) – num percurso de cerca de 2,5 km.
A organização da ala destaca, ainda, que aqueles que farão uso da audiodescrição devem trazer fones de ouvido com entrada tipo “p2”. Pessoas com até 18 anos ou dependentes podem trazer consigo até dois acompanhantes. “Usem roupas leves e sapatos confortáveis. Maquiagens, adereços, muito brilho e alegria são bem-vindos”, acrescenta Liliana.
Serviço
Inscrições Ala da Acessibilidade desfile do Galo da Madrugada
Período: de 23 a 30 de janeiro
Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEn4ioXriKYAe4jJFBQ_d-egXh2NZgv_v9-3xupNdYQ9cp3g/viewform
Confirmação: 31 de janeiro, pelos perfis do Instagram @galodamadrugada @comotutamoaqui
Entrega das camisas: local e data a definir.
Foto: Ícaro Benjamin
