Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Estudante olindense é premiada como “Aluna Destaque” no Clipe 2025 após escrever romance: “Muito orgulho”

  • News

“Ler transforma vidas” pode até soar como um clichê, mas para Thaiza Oliveira, de 16 anos, aluna da Escola Técnica Estadual (ETE) Chico Science, em Rio Doce, a frase é realidade. Apaixonada por histórias, a jovem olindense decidiu criar a sua própria: O Inominável Entre Sombras, romance ficcional que lhe rendeu o título de Aluna Destaque na abertura do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) 2025. O prêmio foi entregue pessoalmente pela governadora Raquel Lyra e pela prefeita de Olinda, Mirella Almeida, em cerimônia no Centro de Convenções de Pernambuco.

A obra de Thaiza explora as contradições humanas, tendo como pano de fundo um amor marcado por escolhas dolorosas e por uma tragédia familiar antiga. O livro ainda não foi publicado, mas, com apoio das autoridades presentes no evento, a jovem conseguiu atrair o interesse de algumas editoras.

“Escrever um livro é um trabalho muito grande, um processo longo. Ser reconhecida por isso é muito gratificante e me deixa honrada. Estar aqui, sendo notada por grandes editoras, é um sonho. Quero agradecer à minha professora, Jéssica Azevedo, que me ajudou na revisão, e aos amigos que sempre me apoiaram”, disse emocionada.

Para o diretor da ETE Chico Science, Roberto Miranda, a conquista é reflexo de um trabalho que começa na base. “O nosso sucesso é o sucesso dos estudantes. Ver um jovem alcançar esse tipo de objetivo é uma realização profissional. Na escola, incentivamos a produção literária, e outros alunos também já escreveram livros. Thaiza é um exemplo do que pode ser construído quando há estímulo e dedicação.”

Educação como prioridade em Olinda

A Prefeitura de Olinda destaca que conquistas como a de Thaiza são resultado de investimentos contínuos na educação básica e em atividades multidisciplinares. Em 2024, o município superou as médias estadual e nacional de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, segundo dados do Ministério da Educação: 62,29% dos alunos alfabetizados, contra 60,8% em Pernambuco e 59,2% no Brasil.

Além disso, neste ano, Safira Rebeca Barbosa da Silva, aluna do 4º ano da Escola Municipal Recanto da Arte e do Saber, classificou-se entre os três finalistas do Concurso Ler Bem 2025, que reúne representantes dos 184 municípios pernambucanos.

Com metas progressivas traçadas até 2030, Olinda trabalha para alcançar 80% de alunos alfabetizados, mantendo o compromisso que já rendeu à cidade o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo MEC em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *