A cidade de Riacho das Almas faz parte do chamado Polo de Confecções do Agreste, no qual a confecção de jeans garante o sustento de muitas famílias por meio do trabalho formal e informal.
O Projeto em formato de documentário e intitulado “Chaves da Confecção”, idealizado pelo estudante do curso de Design (UFPE/CA), Hércules Monteiro, diretor e editor, juntamente com a colaboração dos também estudantes: Emilly Monteiro (Design) e Júnior Monteiro (Administração), ambos riachenses e também graduandos no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CA).
“Chaves da Confecção” (@chavesdaconfeccao) surge com o objetivo de dar voz aos trabalhadores informais de um dos processos fundamentais da confecção, que por muitas das vezes são desconhecidos pela sociedade e subalternizados no processo hierárquico que engloba o ramo.
No filme, a narrativa transcorre por duas entrevistadas que possuem percepções diferentes acerca da profissão, relatando seus desafios vividos e a consequência que a pandemia trouxe para o presente e para o futuro.
O documentário é uma importante forma de mostrar a realidade de diversos riachenses, não pelo viés de julgamento, mas através do empoderamento e valorização dos tiradores e tiradeiras de pelo para a cidade, assim como para a indústria de confecção.
O curta tem duração de, aproximadamente, 15 minutos e foi lançado oficialmente pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade, através do canal de YouTube.
Disponível em: https://bit.ly/chaves-da-confeccao