Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), considerados como a maior competição estudantil do país, que aconteceram em Recife pela primeira vez, chegaram ao fim e renderam bons frutos. Estudantes do Colégio Salesiano Recife representaram muito bem Pernambuco, no judô e no basquete.
No Judô, a jovem Marina Sales consagrou-se vice-campeã, enfrentando fortes adversárias. E a notícia boa não para por aí. O seu desempenho na competição chamou atenção e a jovem foi convocada para participar do Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecerão na Colômbia, entre 02 e 10 de dezembro de 2024. Lá, além da Colômbia, participará da competição com alunos de outros países, como Argentina, Chile, Venezuela e Equador.
Marina coleciona diversos títulos no Judô desde 2019 e os mais recentes foram ainda neste ano, ao garantir o primeiro lugar nas fases regional e estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco. O seu pai e também treinador, Marcos Sales, garante que o entusiasmo e a preparação seguem firmes. “Sou suspeito para falar, mas Marina está muito bem preparada e continua com os treinos fortes e acompanhamento de profissionais como nutricionista, ortopedistas e cardiologistas. A competição é pesada, mas ela é bem determinada quando foca em um objetivo”, afirma.
No basquete, Pernambuco também foi fortemente representado. O time masculino de basquete do Colégio Salesiano Recife conquistou o vice-campeonato na categoria sub-14, ficando atrás apenas de São Paulo. Para o Coordenador de Esportes do colégio, Guilherme Negreiros, essa conquista representa um momento importante para os atletas. “Apesar de não termos conquistado o primeiro lugar, eles se sentiram muito empolgados com a oportunidade e agora seguem ainda mais motivados para treinar. São muito dedicados”, conta.
Um exemplo da boa preparação dos jovens é que foram campeões na fase estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco, maior competição estudantil do estado. No ano passado, o colégio também foi campeão, na categoria sub-17, e conquistou o 5° lugar na etapa nacional.
JOGOS ESCOLARES
Com organização do Ministério do Esporte e da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros vem sendo palco para inúmeras descobertas de talentos no esporte e promovendo oportunidades aos jovens estudantes, nas mais diversas modalidades.